20/06/2023

SindijorPR se reúne com novo diretor da TV Paraná Turismo

Célio Martins (SindijorPR/Fenaj) com Willy Schumann, diretor da TV Paraná Turismo

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se reuniram nesta terça-feira (20/06, em Curitiba, com o novo diretor da TV Paraná Turismo, Willy Schumann. Na reunião foram debatidos temas relacionados à ampliação da comunicação pública no estado, além de reivindicações dos jornalistas.

O presidente do SindijorPR e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Célio Martins, defendeu a necessidade de maior investimento por parte do governo do Paraná no jornalismo local, o que permite acesso da população a informações seguras e éticas, como também fortalece a transparência nas ações do Executivo e de outras esferas do poder público.

Outro ponto abordado pelo SindijorPR foi a situação de jornalistas da E-Paraná Comunicação, que não recebem o piso salarial da categoria. Vários profissionais de imprensa da E-Paraná prestam serviço para a TV Paraná Turismo, que atualmente faz parte da Secretaria de Comunicação (Secom), comandada pelo jornalista Cleber Mata.

Schumann reconheceu a necessidade de reforçar a produção jornalística para ampliar as informações confiáveis à população. O novo diretor da TV Paraná Turismo se dispôs também a colaborar em negociações para atender as reivindicações dos jornalistas.

Willy Schumann é formado em jornalismo pela Universidade Tuiuti e cursou pós-graduação em Gestão da Comunicação. Atuou em vários veículos de comunicação do Brasil, foi correspondente internacional e tem ampla atuação no cinema nacional como produtor.

Encontro com jornalistas

Os representantes do SindijorPR tiveram ainda uma conversa com jornalistas da E-Paraná e da TV Paraná Turismo. No encontro, Célio Martins fez um relato dos trabalhos da Fenaj e das entidades de jornalistas de todo o país pela aprovação da PEC do Diploma (PEC 206/2012), que foi aprovada no Senado por ampla maioria, passou pelas comissões da Câmara e está pronta para ser votada. A PEC restabelece o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Autor:SindijorPR Fonte:SindijorPR