esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

10/03/2023

SindijorPR lança no Ronda da Noite chamada para Comissão Estadual de Mulheres Jornalistas

Grupo no WhatsApp foi criado e já recebe jornalistas de todo o Paraná para discussão de pautas de gênero e jornalismo no estado



A chuva deu trégua e o Ronda da Noite Especial para Elas surpreendeu mantendo as atividades culturais previstas para este 09 de março de 2023. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promoveu o evento com o intuito de homenagear mulheres jornalistas por meio da figura de Dulcinéia Novaes, com mais de 40 anos de profissão no Paraná.


Com experiência especial em TV, Dulcinéia iniciou sua carreira no jornal Folha de Londrina, em 1979, antes de ir para a antiga TV Coroados de Londrina em 1981, agora Rede Paranaense de Comunicação (RPC), onde trabalha até hoje como repórter. Com mestrado em Comunicação e Linguagem, também acumulou durante a carreira a função de professora universitária, de pós-graduação e de palestrante. Entre vários prêmios e homenagens recebidas, Dulcinéia foi agraciada mais recentemente com o Troféu Raça Negra – Jornalismo e o Prêmio Mulher Destaque. Dulcinéia é considerada um ícone do jornalismo paranaense.


“Eu estou muito emocionada com essa homenagem. E muito feliz. E não recordo o número da minha matrícula do Sindijor, mas deve estar nos primórdios. Eu comecei em 1981 na TV Coroados. É um pouquinho de experiência, mas eu costumo dizer que eu tô aprendendo todo dia.[...] Levanto às 5h da manhã porque bato cartão todo dia às 6h da manhã e é como se fosse o primeiro dia. Eu encaro assim. A comunidade precisa de voz e a gente precisa dar voz à comunidade. Eu sou completamente apaixonada pelo trabalho jornalístico e estou feliz de estar vendo tanta gente que eu conheci por meio do jornalismo e que eu não via há muito tempo. Estou aqui tremendo e emocionada. Muito obrigada mesmo, de coração, por essa homenagem”, declara Dulcinéia Novaes.



Homenagem em arte


Uma das atrações da edição do Ronda da Noite foi a pintura simultânea feita pela artista urbana Eloá Cruz. Enquanto a confraternização acontecia, ela desenhou e pintou em tempo real uma tela da jornalista homenageada na noite, com base em uma fotografia e por meio de traços, pinceladas, materiais e técnicas de grafitagem.


O resultado foi um presente carregado de simbolismo e de sensibilidade para tornar inesquecível essa deferência a um dos ícones do jornalismo paranaense, profissional, mãe e mulher que, assim como todos os demais integrantes da categoria, teve de se reinventar para vencer os desafios e impactos da pandemia de Covid-19 no exercício da notícia. As participações ao vivo da Dulcinéia dentro de casa, muitas vezes, significaram um recado de esperança, resiliência e de dignidade para as pessoas em meio às restrições impostas pela pandemia.


“Trabalho lindo que a Eloá fez para ficar marcado sempre nos nossos corações uma homenagem a todas as mulheres jornalistas do Paraná. Muito obrigada ao Sindicato que promoveu essa festa para nós”, declara Dulcinéia Novaes.



Livros, Música e Fotografia


Da mesma forma que nas edições anteriores, o Ronda da Noite teve o lançamento de livros. Desta vez duas obras foram ofertadas na noite: Ceuenses de Todos os Tempos, de Cláudia Kanoni (em parceria com Zeca Corrêa Leite) e O Outro Lado da Máscara, editado por Sulamita Mendes (com a participação de mais seis autores), que presenteou as mulheres presentes na noite com dez edições.


Durante o evento foram exibidas três mostras fotográficas que mostram mulheres em momentos diferentes, em luta e também resistência. A mostra “Da Ponte Pra cá”, de Sionelly Leite, apresenta registros feitos em Maceió (AL). Já as duas outras mostras apresentam fotos registradas em movimentos populares em Curitiba. A exposição Mulheres Protagonistas, de Gisele Pimenta e Mulheres na Luta, de Giorgia Prates.


A trilha sonora de todo o evento foi pela cantora e também jornalista, Any Soarez, que embalou músicas interpretadas por mulheres ou com letras sobre mulheres como Maria Maria, da Milton Nascimento e Fernando Brant e Ovelha Negra, de Rita Lee e O mar serenou, de Clara Nunes.


“Foi uma feliz oportunidade de evidenciar o talento das jornalistas em seus diferentes espaços de atuação. Conseguiu valorizar o exercício profissional da repórter, da jornalista que canta, das duas escritoras que apresentaram seus trabalhos e também da mulher artista urbana que, com arte e sensibilidade, valorizou ainda mais essa homenagem à categoria”, conta a diretora de ação para cidadania, Thea Tavares.




Comissão Estadual de Mulheres Jornalistas


Durante a homenagem para Dulcinéia Novaes o SindijorPR apresentou a proposta de criação da Comissão Estadual de Mulheres Jornalistas, a exemplo do que já ocorre na Comissão Nacional de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).


"O evento em si foi um momento de sororidade e afetos, de reconhecimento de mulheres que nos inspiram. Esta iniciativa da Comissão é justamente uma forma de criar um canal em que possamos manter e estender isso. Nós podemos sempre acreditar no espírito colaborativo de que juntas podemos sempre avançar e aprender cada vez mais. E acredito que essa iniciativa é uma forma de começar isso", comenta a diretora de comunicação do SindijorPR, Silvane Maltaca.


Como iniciativa, as diretoras do SindijorPR lançaram um grupo no WhatsApp que pretende fomentar discussões sobre as condições de trabalho para a mulher jornalistas e os rumos do jornalismo no Paraná. A ideia é dar condições para que os debates aconteçam para formalizar uma comissão oficial.


A mulher jornalista que quiser fazer parte podem entrar neste link e participar deste novo momento das jornalistas no estado do Paraná.


“Por enquanto o grupo será silencioso até que possamos monitorar todas as entradas, mas na sequência a proposta é promover discussões importantes e fundamentais sobre a mulher jornalista e os rumos do jornalismo no Paraná”, finaliza a diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim.


Mais fotos do evento produzidas por Robson Mafra, da Arfoc-PR estão disponíveis no facebook e instagram do SindijorPR.



Imagem: Vanderlei Moreno



Realização: Sindijor-PR
Apoio: Arfoc-PR

Gralha Confere TRE