08/03/2023

Lute como uma jornalista e combata a violência de gênero

Neste 8 de Março, Dia Internacional (de Luta) das Mulheres, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) insta o governo brasileiro a combater a impunidade da violência contra mulheres jornalistas, ratificando a Convenção 190 da OIT contra a violência e assédio no mundo do trabalho, e a apoiar a Convenção liderada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) sobre a segurança e independência de jornalistas e trabalhadores da mídia.

A categoria dos jornalistas no Brasil continua sendo majoritariamente feminina (57,8%), branca (67,8%), solteira (49,4%), sem filhos (61,6%) e na faixa etária entre 31 e 40 anos (30,3%). Essas características sociodemográficas, apontadas pela pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021, mostram que ainda necessitamos avançar – e muito – na construção de políticas voltadas para as operárias da notícia, garantindo equidade de gênero, raça, classe e orientação sexual.

Nos últimos quatro anos, fomos alvos recorrentes de ataques orquestrados, no ambiente online e fora dele, como agressões físicas e verbais, discursos estigmatizantes, vazamento de dados, ameaças de violência sexual e de morte. Por isso, exigimos dos poderes públicos constituídos a apuração de todos os casos e responsabilização dos perpetradores dessa violência que constitui, ao fim e a cabo, uma grave violação às liberdades de imprensa e de expressão.

No país em que uma mulher é morta a cada seis horas e duas são estupradas a cada minuto, precisamos avaliar nossa prática profissional quotidiana, evitando reforçar estereótipos de gênero e ajudando a combater todas as opressões de uma sociedade estruturada na cisheteronormatividade branca e cristã. Combater a violência baseada em gênero é um compromisso de todes, sobretudo nós jornalistas.

Sigamos juntas, juntes e juntos, em defesa das mulheres, das jornalistas, do Jornalismo e da democracia.

Sem anistia para golpistas!

Lute como uma jornalista e combata a violência de gênero!

Brasília, 8 de Março de 2023

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR)