08/10/2004

Papel do CFJ é abordado em debate na UniBrasil

Na última quinta-feira, no debate na UniBrasil, em Curitiba, sobre o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), alunos, jornalistas e outros interessados puderam ouvir pontos e contrapontos sobre a criação da autarquia e se esclarecer sobre a importância que a entidade terá para a sociedade. O presidente de Fenaj, Sérgio Murillo, traçou a história do movimento em favor do conselho, que remonta há mais de 20 anos, e tratou da importância do órgão para a regulamentação da profissão e para a ética no Jornalismo. Marcos Augusto Malista, professor de Direito da UniBrasil, abordou aspectos legais da constituição do conselho. Segundo Malista, não há inconstitucionalidades no projeto. O advogado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e professor de Direito da Cesusc, Prudente José Silveira Mello, também relembrou questões históricas que culminaram no projeto 3985/04. Ricardo Medeiros, presidente do Sindijor, apresentou as iniciativas que estão sendo tomadas pelo sindicato para divulgar na classe e na sociedade em geral os benefícios que o conselho vai trazer. Em exibições de vídeo, entre as falas dos palestrantes, os jornalistas Pedro Ribeiro, editor do jornal Documento Reservado, e Abdo Aref Kudri, proprietário do Diário Popular e presidente do sindicato patronal, externaram suas posições contrárias ao conselho. No dia 18, acontece mais um debate sobre o CFJ, desta vez no UnicenP. As discussões acontecem pela manhã e à noite e contarão com a presença, respectivamente, do presidente, Ricardo Medeiros, e do diretor de Formação do Sindijor, Mário Messagi Júnior.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296