esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

27/07/2022

Casa do Jornalista recebe melhorias de acesso, segurança, nova entidade e biblioteca


A Casa do Jornalista começou a receber neste mês melhorias no acesso ao prédio e reforço na segurança. As obras foram aprovadas pelas entidades de profissionais da área de Comunicação abrigadas no espaço: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SindirádioTV), Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Paraná (Arfoc), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sintrag-PR) e Sindicato dos Publicitários do Paraná (STEP).

A primeira melhoria, concluída nesta semana, foi a instalação de um portão eletrônico no acesso à garagem. Com isso, trabalhadores e trabalhadoras da Casa e profissionais que precisam ir às sedes das entidades terão maior facilidade e segurança. O objetivo das entidades é cumprir um plano de melhorias nas instalações da Casa a médio prazo, o que permitirá oferecer melhores serviços aos seus filiados e associados.




O SindijorPR, responsável pela administração da Casa do Jornalista, também iniciou entendimentos com a Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (Acep) com o intuito de estudar as possibilidades de a entidade – que reúne profissionais de comunicação que atuam na área de esportes – também ter a sua sede no local. As conversas com a Acep foram iniciadas em junho, após aprovação de todas as entidades da Casa.

“Estamos muito felizes com essa parceria que nos traz para essa Casa com tanta história e com tantas entidades importantes da comunicação. Conversamos sobre várias possibilidades e, inclusive, a sede do Peladeiro, que é a sede campestre da ACEP atualmente, pode vir a ser uma sede da comunicação com as devidas adaptações necessárias. O importante é que estamos nos aproximando, deixando fluir várias ideias e a conexão tem sido muito positiva”, resume Greyson Assunção, presidente da ACEP, que deve concluir a mudança até o final de agosto.

A diretora Executiva do SindijorPR, Silvia Valim, enfatiza o trabalho que vem sendo realizado para melhorar as condições de atendimento no espaço. “Tivemos uma preocupação muito grande, principalmente, com relação à segurança, mas também temos vários planos para ampliar o potencial da Casa como espaço cultural e quanto à preservação da memória do Jornalismo e da Comunicação no Estado”, expressa.


Biblioteca ativa

Um dos novos ganhos da sede é uma biblioteca com mais de 600 livros. A doação é do jornalista Tomás Barreiros, que acumulou o patrimônio ao longo de seus 40 anos de carreira na Comunicação, sendo 16 na docência.

A biblioteca possui em sua maioria livros de Jornalismo e Comunicação, entre outras áreas mais específicas como Semiótica, Linguística, Educação e Literatura e já vem com a estante que, antes, ocupava o escritório particular na casa de Barreiros.

“Ao longo de décadas, acumulei os livros da minha biblioteca pessoal. Embora seja um patrimônio com algum valor econômico, o valor maior é afetivo, sentimental. Cada livro ali tem uma história, uma relação comigo. Então, confesso que não é nada fácil abandoná-los! Mas, racionalmente, sei que não vou ler todos os livros que tenho. Já li boa parte, já fiz bom uso deles, e, quanto aos que não li, sei que poderei pegá-los no Sindijor quando quiser. A tristeza de um livro é ele ficar abandonado numa estante. Quero que os livros sejam efetivamente usados pela comunidade, porque uma biblioteca estática é triste, os livros precisam sair e voltar para as estantes” resume Barreiros.

O SindijorPR está estudando a possibilidade de fazer a catalogação das obras para que de fato possam ser usadas por jornalistas e estudantes de jornalismo filiados à entidade. E a doação vai aumentar. “Não é uma biblioteca imensa, longe disso, mas tem coleções específicas de áreas variadas. Saberei o número exato de exemplares em uma ou duas semanas. Gosto de saber que no Sindijor as obras provavelmente serão mais úteis do que guardadas na minha casa”, finaliza Barreiros.





Gralha Confere TRE