30/09/2004

Criança e Adolescente é tema de palestra para jornalistas

No dia 6 de outubro, a Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Paraná promove palestra para jornalistas com o tema Criança e Adolescente: MP e Imprensa na Defesa dos Direitos da Infância, com o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. O projeto recebe apoio da ONG Ciranda e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e é parte do programa de seminários direcionados a jornalistas iniciado pela instituição em junho deste ano. Além dos profissionais da área, a palestra, gratuita, é aberta a estudantes de Comunicação Social, Direito e pessoas interessadas. O encontro tem como objetivo apresentar de maneira informal noções básicas de legislação da área, com destaque para a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), debater os principais equívocos no tratamento a questões relacionadas à infância na imprensa e discutir como os jornalistas podem ajudar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Com a aproximação do Dia das Crianças, em 12 de outubro, o encontro também pode ajudar a fomentar pautas para reportagens especiais sobre o tema. Para que mais pessoas possam participar do encontro, a exemplo das edições anteriores, haverá duas turmas, uma pela manhã, a partir das 9h, e outra à tarde, às 14h30. A palestra terá uma hora, com espaço aberto para perguntas. O tema Criança e Adolescente foi um dos escolhidos pelos jornalistas que participaram do primeiro seminário direcionado aos profissionais da imprensa, realizado pelo MP em 22 e 23 de junho. A segunda edição do encontro, em 16 de agosto, teve como tema o Ministério Público e as Eleições. As inscrições para a palestra devem ser feitas até 1º de outubro, pelos e-mails: mpimpr@pr.gov.br e ascommp@pr.gov.br. A organização pede que os jornalistas inscritos confirmem a participação. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 250-4229/4228.

Fonte:Ministério Público Estadual