22/09/2004

Gazeta do Povo se nega a entregar cálculos de horas extras ao Sindijor

Negociação pressupõe que duas partes se dediquem com sinceridade a resolver um problema. Quando o Sindijor foi informado que a Gazeta do Povo estaria interessada em fechar um acordo coletivo para zerar o passivo de horas extras – condição definida em assembléia para que os trabalhadores aceitassem jornada de seis horas -, imaginou que a empresa se empenharia seriamente em deixar claro quais eram os números e que faria uma proposta para ser discutida com os trabalhadores. Não foi o que ocorreu. A empresa não procurou o Sindijor e não se preocupou em informar como seriam feitos os cálculos nem como teria chegado aos valores. Em quatro meses, não houve nenhuma manifestação da empresa que mostrasse a franqueza de intenções no alegado intuito de zerar o passivo de horas extras. O Sindijor teve de solicitar estes dados à empresa, para verificar que perdas os jornalistas teriam e como poderia ser viabilizado o acordo. O jornal se negou a fornecer estes cômputos, o que vem criando uma série de problemas ao Sindijor em seu trabalho de proteção ao direito dos trabalhadores. Esta omissão impede que o Sindijor tome uma posição e acaba por prejudicar a todos os jornalistas, que passam a conviver sob incertezas e ansiedade. Tendo em vista isto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná solicita aos trabalhadores da Gazeta do Povo que já receberam alguma informação de como seria feito o seu acordo especificamente que informem estes dados ao sindicato.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296