22/09/2004

Sindijor e Associação dos Jornalistas de Cascavel repudiam agressão a jornalista

NOTA DE REPÚDIO

A liberdade de imprensa, que pressupõe o direito constitucional inalienável de informação do cidadão e que se configura como o mais importante sustentáculo da democracia, freqüentemente sofre violências, seja de ordem econômica, política ou agressões físicas. Seja qual for o caso, esta violência contra o direito de informar é intolerável e deve ser repudiada com a veemência que merece.
O episódio deste último final de semana, vitimando o cinegrafista da Televisão Tarobá, Alcionir Nenevê, quando fora impedido a socos e a pontapés de registrar as imagens de um acidente envolvendo espectadores da Fórmula Truck, realizada no último dia 17 de setembro, em Cascavel, tem o repúdio da AJC e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e deve merecer por parte das autoridades competentes, a imediata apuração dos fatos e a punição dos culpados de acordo com os dispositivos legais.
Os profissionais da TV Tarobá cumpriam a missão de apurar e transmitir a informação, a qual sempre é tratada com a responsabilidade adequada, marca registrada da emissora que tantos bons serviços tem prestado à comunidade de Cascavel e do Oeste e do Paraná.
Diante do ocorrido, da truculência e da agressão desferidas contra o profissional Alcionir, o qual teve o nariz fraturado e precisou passar por cirurgia de reparação, a AJC e o Sindijor/PR manifestam solidariedade e reiteram a indignação, que deve ser o sentimento dos profissionais de imprensa e da sociedade como um todo.

Cascavel, 21 de setembro de 2004

Ivan Luis Zuchi        Presidente da AJC