esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

08/10/2020

Pioneira do jornalismo esportivo, Sônia Nassar ganha homenagem de torcida do Athletico


A jornalista curitibana Sônia Nassar (1951-2001) será homenageada pela torcida do Athletico com uma faixa que estreia na noite desta quinta-feira (8), em partida contra o Ceará, na Arena da Baixada.
A ideia surgiu dentro do grupo Atleticaníssimas, movimento de torcedoras do Athletico, com a premissa de homenagear mulheres importantes na história do clube. Sônia era atleticana e foi pioneira no jornalismo esportivo paranaense.

Primeira repórter esportiva do rádio no estado, Sônia Nassar se formou em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos anos 70. Mesmo atleticana, era respeitada por todas as torcidas.
Sônia chegou a costurar os uniformes do Athletico em épocas difíceis e também ajudou a criar o troféu Corujinha de Ouro, premiação feita pelo jornal O Estado do Paraná para eleger os melhores jogadores do Campeonato Paranaense.

A IDEIA - Para a torcedora Michele Toardik, responsável por apresentar a ideia no grupo, esse feito foi muito emblemático. "Lançamos no grupo e, na hora, todas as mulheres compraram a ideia. Foi aí que pensamos, logo em seguida, que isso não poderia ser um projeto só das Atleticaníssimas, mas de todas as mulheres atleticanas, algo muito maior que o nosso grupo", conta.
Com um valor simbólico de contribuição, todas as 216 mulheres que participaram da ação tiveram seus nomes gravados nas barras da faixa. O valor excedente será destinado a um projeto que desempenha um trabalho para meninas que jogam futebol.

A fundadora do grupo Atleticaníssimas, Milene Szaikowski, diz que todos usam direto uma frase de Sônia. "O Athletico é realmente um estado de espírito. A gente vê isso dentro do grupo. Se o Athletico vai bem, parece que o grupo se empolga mais, comenta mais, se torna mais criativo. Enfim, o grupo pulsa mais".
Michele ressalta que a primeira pessoa que veio em mente para homenagear mulheres importantes para o Athletico foi Sônia. "Muita gente talvez desconheça a história da Sônia, então, a faixa é um marco para que a gente faça ecoar a história dela. E que seja a primeira de muitas homenageadas que a gente ainda vai levar para o estádio".

As Atleticaníssimas fizeram um episódio especial sobre Sônia no podcast "Quebra o Muro", que também vai ao ar nesta quinta. No episódio, que conta com a presença de Sandra Nasser, irmã de Sônia, as integrantes da torcida contam muitas histórias e falam sobre a importância da homenageada para o clube, para o jornalismo e para o futebol. "Se hoje ainda é necessário discutir o respeito em relação à presença feminina no estádio, imagina na época da Sônia", comenta Milene.


Serviço Podcast Quebra o Muro
Episódio #009: Sônia Nassar
Onde ouvir: disponível nas principais plataformas, como Spotify e Deezer
Link: https://bnd.lc/Atleticanissimas
Gralha Confere TRE