01/06/2020

Com o fim da MP 905, registro para jornalistas volta a ser obrigatório

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) informa aos jornalistas paranaenses que desde 20 de abril deste ano, a Medida Provisória 905, proposta pelo governo Bolsonaro, que acabava com a necessidade de registro profissional para jornalista, está sem efeito.

O governo fracassou ao não conseguir votar a MP no Senado. Desta forma, para exercer a profissão de jornalista, é necessário possuir o registro profissional. A manutenção deste registro é a garantia de preservação dos direitos da categoria. Além disso, a derrota de Bolsonaro demonstra força da categoria. A maciça mobilização, da qual o SindijorPR fez parte,surtiu efeito.

Para conseguir o registro profissional é necessário preencher a solicitação no Sistema de Registro Profissional - SIRPWEB, e, posteriormente, o jornalista deverá assinar requerimento (SRP ou SRC) e juntamente com todas as documentações listadas no referido requerimento deverá encaminhar ao protocolo central do Ministério da Economia por meio deste link, não sendo necessário nenhum tipo de agendamento ou entrega de documento de forma presencial.

Em caso de dúvida, o SindijorPR está atendendo pelo e-mail gerencia@sindijorpr.org.br
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR