11/11/2004

Audiência pública na Câmara debate criação do CFJ

O presidente do Sindijor, Ricardo Medeiros, participou na terça-feira em Brasília da audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara para debater o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Na mesa de trabalhos estavam Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj, Hermann Assis Baeta, representante da OAB, Remígio Todeschini, representante do Ministério do Trabalho e do Emprego, Romário Schettino, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Paulo Tonet de Camargo, representante da Abert e de ANJ, a professora Zélia Leal, chefe do Departamento de Jornalismo da UnB, e o deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), que propôs a audiência, juntamente com os deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Dra. Clair (PT-PR). Todos fizeram suas considerações a respeito do conselho, sempre favoravelmente, com exceção do representante dos patrões, como era aguardado. Quanto à retirada do projeto da pauta, que estaria em negociação entre governo e oposição, os deputados da comissão demonstraram-se contrários. Alceu Collares (PDT-RS), Dra. Clair e Daniel Almeida argumentaram que o projeto precisa ser discutido e que o local por excelência para este debate é o Parlamento. Segundo Medeiros, os parlamentares tiveram a oportunidade de se informar sobre o projeto e ficarem alertados da importância de os jornalistas terem um conselho. O projeto que cria o CFJ (PL 3.985/04) está tramitando na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, que deve até o final deste mês também realizar uma audiência pública para debater o tema.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41)224-9296