30/09/2019

Vem aí o 5.º Encontro de Jornalistas Sindicais

Jornalistas Sindicais de todo o país voltam a se reunir para discutir questões referentes à sua realidade laboral. Dessa vez, o encontro acontecerá no Rio de Janeiro, dias 15 e 16 de novembro.

Na pauta, as condições de trabalho dos jornalistas sindicais diante do fim do imposto sindical e da perseguição às entidades, a comunicação sindical no contexto da desinformação e o futuro do jornalismo sindical para além das redes sociais.

Diferente dos anos anteriores, o encontro não será precedido do Seminário Unificado de Comunicação Sindical – atividade mais densa e aberta à participação de dirigentes - devido à dificuldade de organização deste evento, diante da atual conjuntura. Para além dos debates, outro objetivo deste encontro de jornalistas sindicais é ampliar a organização dos jornalistas sindicais e pensar os eventos para o ano de 2020.

O V Encontro de Jornalistas Sindicais está sendo organizado por profissionais da imprensa sindical que já participaram e construíram as atividades anteriores. E a data - feriado que antecede o 25º Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação -, foi pensada para permitir a participação das e dos jornalistas sem que demande ausência no trabalho e também para facilitar a presença de quem já estará no Rio de Janeiro para o NPC.

Os nomes que compõem a programação e também a ficha de inscrição serão divulgados ainda esta semana.
Esperamos você!

Programação:

13h30 - Abertura

14h às 16h30 - Mesa de abertura: Jornalismo sindical e o mundo digital – como (re)existir para além das redes sociais?

17h00 às 19h30 - Painel 1: A comunicação sindical no contexto da desinformação

Manhã

09h30 às 12h - Painel 2: Jornalistas sindicais e as multifunções em tempos de plataformas digitais - Condições de trabalho e terceirização, no contexto do fim do imposto sindical

Tarde

13h30 às 15h00 - Painel 3: O que muda em nossos direitos com as mudanças na Legislação trabalhista?

15h30 às 18h - Roda de conversa: A realidade dos jornalistas em sindicato e o engajamento nas lutas da categoria.

18h30 às 19h30 - Encaminhamentos

Autor:Assessoria do evento