esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

04/09/2019

Diretoria da Fenaj reafirma compromisso com a defesa da categoria, do jornalismo e da democracia

Foto: Reprodução/Fenaj


A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) tem nova direção, que assume a entidade para mandato de três anos. A Federação continua presidida por Maria José Braga, reeleita em eleição direta, ocorrida em junho. A diretoria é constituída pela Executiva, vice-presidências regionais e departamentos, integradas por dirigentes sindicais de vários Estados.


A solenidade de posse foi realizada na noite de 24 de agosto, em Fortaleza (CE), encerrando o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas. Em seu primeiro pronunciamento do novo mandato, Maria José ressaltou a importância da unidade do movimento sindical dos jornalistas e reafirmou o compromisso da entidade de fazer a defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia.


Os jornalistas, como integrantes da classe trabalhadora brasileira, estão perdendo conquistas históricas e sofrem com questões específicas da categoria, como o desrespeito à jornada de 5 horas diárias e as constantes violações ao direito do exercício profissional por meio da violência. O jornalismo brasileiro está enfraquecido e a democracia ameaçada, exigindo posições e ações firmes da entidade de representação da categoria.


Na manhã de domingo, 25, a diretoria fez sua primeira reunião presencial. A presidenta falou sobre a dinâmica da direção, em que não há jornalistas liberados para atividades sindicais, e sobre a estrutura da FENAJ, que conta com somente dois funcionários. “Nossa estrutura reduzida exige que os dirigentes assumam as mais diversas tarefas para que a entidade cumpra seu papel”, disse.


Na reunião da diretoria foi deliberada a realização de um seminário de planejamento estratégico da gestão, pré-agendado para o mês de novembro. A direção executiva, composta por nove membros, vai realizar telerreuniões, uma vez por semana, para as deliberações e os encaminhamentos cotidianos.


Veja aqui a nova direção da FENAJ:


https://fenaj.org.br/diretoria/executiva/


https://fenaj.org.br/diretoria/vices-regionais/


https://fenaj.org.br/departamentos/

Autor:Fenaj