17/09/2004

Audiência pública no Senado sugere que projeto do CFJ seja alterado

A audiência pública realizada na quarta-feira na Comissão de Educação do Senado para debater o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ) sugeriu que o projeto que cria a autarquia passe por alterações. “Um substitutivo é importante e viável, mas queremos que o Legislativo não nos negue o direito a ter um conselho profissional”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e primeiro-secretário da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Aloísio Lopes. Podem ser retiradas do texto expressões que gerem equívoco, segundo afirmou o dirigente. Lopes explicou que a intenção dos jornalistas é criar um órgão autônomo, desvinculado do governo e retirar do Ministério do Trabalho a atribuição de registrar os profissionais habilitados, além de transformar o atual Código de Ética em norma legal. Participaram ainda da audiência o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, e representantes da OAB, ABI, Aner e Abert. O projeto continua sendo analisado na Câmara pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Fonte:Agência Senado