17/09/2004

Empresas não cumprem atual convenção

Enquanto o Sindijor e Sindicato dos Jornalistas de Londrina estão trabalhando para fechar a convenção coletiva de trabalho 2004-2005, alguns veículos de comunicação do Estado estão negligenciando sistematicamente o cumprimento da atual CCT. Alguns itens são simplesmente ignorados, como o envio ao sindicato dos trabalhadores das atas das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). E a relação de empregados jornalistas (cláusula 2ª) só é remetida pelas empresas que descontam em folha a contribuição confederativa. No interior do Estado, o salário normativo (piso da categoria, cláusula 9ª) não é respeitado por diversos veículos, o que tem mobilizado as delegacias regionais para exigir o cumprimento desta exigência elementar. Outro ponto descumprido é o pagamento do reajuste salarial, por empresas como Folha de Londrina, TV Tarobá e Rádio Clube Paranaense. Para fazer frente a estes atos de desrespeito com o trabalhador, o Sindijor tem feito às empresas transgressoras comunicados formais solicitando para que elas regularizem a situação e, em caso de negativa, entrando com ações na Justiça do Trabalho. Para ter acesso à convenção atual, clique aqui.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296