21/03/2019

SindijorPR integra Conselho de Direitos Humanos do Paraná

Foto: Parafuso Educomunicação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) foi uma das entidades eleitas para representar a sociedade para compor o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED/PR), no biênio 2019-2021. A eleição aconteceu nesta quarta-feira (20), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Vinte e nove entidades foram habilitadas para participar da disputa, sendo eleitas oito titulares e oito suplentes.

O COPED tem como principal atribuição a formulação e fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania no Paraná. Possui ainda o dever de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe sejam dirigidas, bem como estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana em âmbito estadual.

Essa é a primeira vez que o SindijorPR integrará o COPED. A decisão pela participação da entidade se deve, sobretudo, à conjuntura do Brasil, com constantes ataques à liberdade de imprensa e à atividade dos jornalistas. O Sindicato será representado no Conselho pela diretora de Relações Institucionais da entidade, Waleiska Fernandes, que já tem uma atuação na área de direitos humanos.

Instituído pela Lei 11.070/1995, o COPED é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU). O grupo tem caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, contando com a participação de representantes do Governo do Estado e de Organizações não Governamentais ligadas à defesa dos direitos humanos.

Representantes da sociedade civil eleitos

Titulares:

Curitiba e Região Metropolitana

APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná
UBM – União Brasileira de Mulheres
CRESS – Conselho Regional de Serviço Social
Grupo Dignidade

Litoral e Interior do Estado

ACTEP – Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná (Regional de Maringá)
Coletivo Falange Feminina Dandara dos Palmares
Instituto de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes Trilhas do Afeto
Comunidade Bom Pastor