04/09/2018

Estudantes em primeiro plano

Foto: Flávio Augusto Laginski

Estudantes universitários de diferentes faculdades de Curitiba estiveram ontem (3) na Casa do Estudante Universitário (CEU) para participar da segunda etapa da sabatina com os candidatos a governo do Paraná. Na primeira fase, realizada na quinta-feira (30), estiveram presentes Ivan Bernardo (PSOL) e Ogier Buchi (PSL). Compareceram ao evento de ontem os candidatos Jorge Bernardi (Rede), Geonísio Marinho (PRTB), Dr. Rosinha (PT) e João Arruda (MDB).

A sabatina foi organizada pelo Coletivo Chega Junto, que reúne o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) com estudantes e professores de jornalismo para promover a defesa da profissão e pela CEU, a Casa do Estudante Universitario, que este ano completa 70 anos.

A organização convidou também os candidatos Ratinho Júnior (PDS) e Cida Borghetti (Progressistas), mas ambos não quiseram participar. Priscila Ebara (PCO) e Professor Piva (PSOL) estavam confirmados no evento, mas não puderam comparecer.

Foto: Silvia Valim

Desta vez as perguntas ficaram a cargo de estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP) e Centro Universitário Internacional (Uninter) e do Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil).Segurança pública e educação foram os temas centrais das sabatinas. Discussões sobre cotas, bolsas para estudantes, financiamento estudantil foram alguns dos topicos trazidos pelos sabatinadores.

A estudante de jornalismo da PUCPR, Carolina de Andrade, acredita que deu para sentir um gostinho da profissão ao participar da sabatina. “Foi muito importante participar do evento, pois, em minha opinião, foi possível exercer a minha futura profissão, em que além de ter contato com outros estudantes e também meus futuros colegas de trabalho, exigiu o preparo prévio e a responsabilidade do jornalista que aprendemos na universidade, comprometido com a sociedade. Agora como cidadã foi importante estar em contato com os futuros representantes do nosso governo estadual, podendo conhecer suas propostas e decidir com seriedade meu candidato”, conta.

A diretora de formação do SindijorPR, Silvia Valim, comemora o sucesso do evento e acredita que mais sabatinas poderão ser realizadas. “A participação e o interesse dos estudantes foram fundamentais para entregarmos uma sabatina de alto nível. Valeu o esforço e o tempo investido para realizar o evento. Agradecemos aos universitários e às universidades pela participação e também pelo incentivo dado. Graças à qualidade desta sabatina, estamos estudando fazer uma nova, mas desta vez com os candidatos ao senado”, revela.

Letícia Costa, estudante de jornalismo da Uninter, foi uma delas. “Estou começando a entender o papel do Sindicato. Já participei do Sangue Novo, de palestras e reuniões do coletivo, além de visitas promovidas pelo ChegaJunto e agora, a sabatina. Eventos assim me fizeram perceber que precisamos nos unir e ter a carteira é uma forma de deixar claro que eu apoio a entidade e quero que ela seja fortalecida.”

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR