21/08/2018

SindijorPR promove mesa de debate sobre Jornalismo e Visibilidade Lésbica

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promove, no dia 28 de agosto, às 19h, em sua sede (Rua José Loureiro, 211, Centro, Curitiba), uma mesa para debater o jornalismo e a visibilidade lésbica. O evento será mediado pela diretora de relações institucionais do SindijorPR, Waleiska Fernandes, e contará com as presenças das jornalistas Letícia Paris, repórter do G1 Paraná e apresentadora do G1 em 1 minuto PR; e Giorgia Prates, fotojornalista do jornal Brasil de Fato, além da estudante de jornalismo Patrícia Zeni.

O encontro acontece na véspera do Dia da Visibilidade Lésbica. A data refere-se a quando foi realizado o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 2006, no Brasil. É um dia dedicado a se discutir e dar visibilidade à comunidade de lésbicas no País.

A diretora de cultura e esportes do SindijorPR, Annelize Tozetto, uma das organizadoras da mesa, diz que o debate é importante por ser uma forma de debater esta pauta e uma maneira de combater o preconceito. “Precisamos, enquanto formadores de opinião pública, discutir as pautas identitárias. Elas atravessam a categoria e estão presentes na nossa sociedade. Elas possuem especificidades e, quando deixamos de falar sobre elas, abrimos espaços para que preconceitos se perpetuem”, opina.

O SindijorPR apoia o movimento LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero e sexualidade não contempladas na atual sigla adotada, representadas pelo “+”). A entidade sabe da importância de se propor conversas sobre o assunto. Em maio deste ano, o Sindicato sediou o lançamento do manual de comunicação LGBTI+, que pode ser baixado, gratuitamente, neste link.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR