14/08/2018

SindijorPR convoca jornalistas para mobilização no dia 16

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijoPR) recebe, nesta quinta-feira, às 10 horas, na sede estadual (Rua José Loureiro, 211, Centro), representantes patronais para mais uma rodada de negociação da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A data-base da categoria foi em maio e até agora os patrões insistem na retirada de direitos.

Os jornalistas estão convocados para participar da reunião e pressionar os patrões contra a retirada de cláusulas fundamentais da profissão. O SindijorPR reunirá jornalistas às 09h na sede para falar sobre a campanha salarial. O objetivo é que depois todos participem da mesa de negociação.

“Já fizemos isso no passado e tivemos um resultado positivo. Mais uma vez, precisamos da categoria unida para evitar que nossa profissão se desvalorize cada vez mais”, destaca o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

Na última reunião entre o SindijorPR e os representantes das empresas foram “oferecidos” 2% de reposição da inflação à categoria vinculados à redução das horas extras dos atuais 100% para 75%, liberação das demissões em massa, exclusão do banco de horas da convenção, fim das homologações, limitação do anuênio, entre outros retrocessos. Todas as pautas foram rechaçadas pelos jornalistas em assembleias.

Gustavo Vidal espera que os patrões retornem à mesa sem rebaixar ainda mais os direitos da categoria. “O que eles querem é simplesmente inviável. Apenas propostas que não trazem benefícios para a categoria. Esperamos que seja uma reunião qualificada onde possamos discutir minimamente os anseios dos jornalistas”, avalia.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR