17/07/2018

Sindicato cobra alterações no edital do processo de seleção da Funpar

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) cobrou da Fundação Universidade Federal do Paraná (Funpar) a retificação do edital para o processo de seleção que a entidade está promovendo. O conteúdo informava que a carga horária para os cargos de redator de TV, pauteiro, repórter cinematográfico e editor de TV era de 30 horas, em vez de 25. O edital também trazia uma exigência para a função de redator de TV para que o candidato soubesse usar o sistema Saci, o que poderia caracterizar preferência de vaga para quem já trabalha na fundação.

O pedido para retificar a jornada de trabalho foi aceito pela Funpar, que fez uma errata aos editais do processo seletivo. “Sempre que o sindicato toma conhecimento da realização de algum concurso ou seleção pública, ele vai atrás para ver se os editais cumprem requisitos legais da nossa profissão. Os itens mais desrespeitados são o piso salarial e a jornada de 25 horas semanais. Com essa atuação já conseguimos reverter muitos editais, como foi o caso desta seleção da Funpar. Conseguir o cumprimento da jornada de 25 horas é uma grande vitória”, diz a diretora de Fiscalização do Exercício Profissional, Maigue Gueths.

No caso da exigência do Saci, a Funpar fez uma ligeira mudança, trocando que o conhecimento do sistema deixa de ser uma exigência e passa a ser “desejável”.

A diretora reforça ainda a necessidade de que os jornalistas ajudem nesse trabalho de fiscalização, comunicando o Sindicato sempre que tiverem conhecimento de editais em desacordo e ainda sobre vagas de trabalho irregulares.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR