13/07/2018

Servidor público autor de difamação contra jornalista responderá à sindicância

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) garantiu a abertura de sindicância para apurar a conduta do servidor público da Prefeitura de Palmeira que iniciou uma campanha de difamação contra o jornalista André Salamucha (RPC Ponta Grossa), depois da gravação e compartilhamento de um vídeo nas redes sociais. Os ataques ao profissional começaram no dia 29 de maio, quando o jornalista foi filmado durante a preparação para uma entrada ao vivo no Hospital Universitário Regional, em Ponta Grossa. Desde então o SindijorPR vem acompanhando o desdobramento do caso junto à Secretaria de Saúde de Palmeira e à Polícia Civil.

Em documento encaminhado ao SindijorPR, a secretária de Saúde de Palmeira Fabiani Bach anuncia a abertura da sindicância e repudia a atitude do servidor. "Na visão da instituição, ao gravar e publicar o vídeo, o servidor público expressou informações inverídicas e deu entendimento de que o jornalista teria manipulado informações. Desta forma, o servidor público além de induzir as pessoas ao erro, atentou contra uma classe profissional muito importante para a democracia, publicidade e transparência", destaca a secretária.

Por outro lado, a secretária pondera que a Prefeitura precisa apurar se o servidor não se encontrava em horário de almoço. "A pausa para o almoço é um direito do servidor e a Secretaria não aplica controle sobre as ações do mesmo durante este período. Com isso, a Secretaria usará as informações apuradas através da sindicância para a tomada de decisão final sobre o caso", explica.

O jornalista André Salamucha irá aguardar o resultado da apuração da Prefeitura para se manifestar. "Vou aguardar os resultados concretos porque entendo que até o momento a Prefeitura de Palmeira somente deferiu o pedido de sindicância", diz.

A diretora de Interior do SindijorPR Aline Rios frisa que o sindicato acompanha o caso com atenção. "Esperamos que as ações do servidor, que resultaram em grande prejuízo ao jornalista, não fiquem impunes. As consequências da atitude dele foram graves, resultando inclusive em ameaças direcionadas ao profissional. Enquanto representantes da categoria não podemos aceitar qualquer ataque que afronte o direito ao livre exercício profissional e o respeito aos trabalhadores", expressa.

Além do SindijorPR, existem mais pelo menos outros três pedidos de sindicância relacionados ao mesmo caso protocolados junto à Prefeitura de Palmeira.

Esfera policial

A diretora Aline Rios lembra que a campanha de difamação contra o jornalista também é alvo de investigações na Polícia Civil. "Ele registrou boletins de ocorrência por difamação e ameaça. A delegada responsável pelo caso em Ponta Grossa, Tânia Sviercoski, está atuando com apoio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) e já sabemos que até o momento pelo menos uma pessoa que ameaçou o jornalista já será responsabilizada por suas ações", conta.

Quanto ao autor do vídeo, a investigação está sendo conduzida pela Delegacia de Palmeira e também deverá ter um desfecho em breve.

Autor:SindijorPR