05/06/2018

SindijorPR cobra que jornalistas estatuários do governo estadual cumpram jornada de 5h

Foto: Silvia Valim

Diretoras do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se reuniram na tarde desta segunda-feira (04) com o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Alexandre Teixeira, por conta de uma resolução do início deste ano em que obriga os jornalistas estatutários a cumprir jornada de oito horas, contrariando a legislação da categoria, que prevê cinco horas.

Estiveram presentes as diretoras de fiscalização do exercício profissional e de formação, Maigue Gueths e Silvia Valim, e o assessor jurídico do SindijorPR, Sidnei Machado. De acordo com Gueths, a conversa foi proveitosa. “Falamos que a resolução não está acima da legislação e, portanto, a carga horária de oito horas está errada para os jornalistas estatutários. Foi marcada uma reunião com o chefe da corregedoria geral para homologar este pedido e definir os trâmites para que isso ocorra. O secretário sinalizou positivamente para esta nossa requisição”, revela.

Valim explica que o sindicato recebeu denúncia dos estatutários, que pediram para a entidade solicitar readequação da jornada pois se sentiram lesados pela resolução. "A reversão da resolução vale para os estatutários, lembrando que os demais trabalhadores comissionados, que exercem cargo de confiança, têm jornada específica".

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR