22/05/2018

SindijorPR e Coletivo #ChegaJunto organizam pré-evento da Jornada de Agroecologia

Foto: Flávio Augusto Laginski

Estudantes e professores de jornalismo participaram da reunião do #ChegaJunto no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). O coletivo reúne professores e estudantes de jornalismo e organizou uma conversa preparatória para a 17.ª Jornada de Agroecologia.

O SindijorPR e a Jornada firmaram parceria para promover o incentivo à cobertura do evento, que ocorre no início de junho, em Curitiba e a experiência vai ser inter-universidades. "A proposta surgiu dentro do coletivo. Os estudantes vão formar grupos com integrantes de diferentes faculdades. Ao final, os trabalhos devem ser divulgados no site do SindijorPR e da Jornada. Esse é o sentido do coletivo, de pensarmos juntos em novas ideias que enriqueçam a experiência dos futuros profissionais", explica a diretora de formação do SindijorPR, Silvia Valim.

O estudante de jornalismo da Universidade Positivo (UP), Julio Ferreira, está empolgado com a ideia. "Além da interatividade com outros estudantes, vamos conhecer um pouco mais do trabalho de quem está na luta pela reforma agrária. Às vezes ficamos presos ao que a gente vê na grande mídia. Se discute muito o jornalismo social e pouco se pratica. Essa vai ser a nossa oportunidade", salienta.

Os estudantes também vão produzir para os veículos laboratoriais de suas instituições de ensino, lançando diferentes olhares sob a mesma pauta. A programação ainda está sendo finalizada, mas já conta com atrações como Letícia Sabatella, Ana Cañas e Leonardo Boff. O professor da Universidade Federal do Paraná Elson Faxina, enaltece a iniciativa do SindijorPR. "A iniciativa é muito boa, fundamental para os estudantes. É importante trazê-los para ter este contato com a realidade. Essa aproximação entre o SindijorPR e os estudantes é muito importante. Os estudantes não podem ficar apenas no ambiente acadêmico. É preciso ir a campo. O Frei Beto costuma dizer que 'a cabeça pensa onde o pé pisa'. Essa iniciativa vem em boa hora", opina.

O estudante do terceiro período de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Bernardo Gonzalez, conta que vai levar a experiência para a sala de aula. "A pedido dos professores, vou levar o que vi aqui para os meus colegas. Gostei muito de ter participado desta integração, de poder botar o pé para fora da faculdade e ver como funciona uma coletiva. Se tiver novas oportunidades, irei participar", garante.

No próximo dia 04 de junho, mais uma reunião está marcada no SindijorPR, agora para distribuir as funções entre as universidades, com apoio e supervisão dos professores, para a cobertura da 17.ª Jornada de Agroecologia. Os futuros jornalistas deverão preencher um cadastro, que será na página do Coletivo #ChegaJunto no Facebook. Todos serão credenciados e poderão colocar em prática o aprendizado em sala de aula.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR