19/04/2018

Em nova mesa, patrões não apresentam proposta de reposição salarial

Foto: Flávio Augusto Laginski
A mesa de negociação para tratar da campanha salarial 2018 não teve o desfecho esperado pelos jornalistas. Ao longo de aproximadamente uma hora e meia de reunião, os representantes patronais não apresentaram proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) aos sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná.

Na mesa desta quinta-feira (19), os representantes dos jornalistas reafirmaram a proposta da categoria de reajuste salarial de 7,5%. O percentual inclui a previsão de inflação (maio de 2017 a abril 2018), a reposição salarial do retroativo de 2016 e aumento real. Outras pautas, como vale-alimentação, vale-transporte e equipamentos de segurança, também foram levadas à mesa.

Segundo os sindicatos patronais, a proposta oficial será encaminhada aos jornalistas até o dia 27 de abril. Até aqui, as empresas abordaram apenas temas pontuais da CCT, como alteração na cláusula do anuênio com a vinculação de um programa de participação nos resultados.

Danilo Marconi, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Norte, espera que a proposta patronal respeite as reivindicações dos trabalhadores “e não imponha retrocessos aos jornalistas”.

Para o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, o fato de os patrões não apresentarem proposta reforça a necessidade de mobilização da categoria. “Todos precisam estar atentos à negociação. Com jornalistas mobilizados nas redações e locais de trabalho temos muito mais força para negociar nas mesas e enfrentar as propostas dos empresários”, alerta.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR