03/04/2018

Semana Edésio Passos terá dia dedicado a Vladimir Herzog

O Instituto Edésio Passos promove, de 04 a 06 de abril, a semana Edésio Passos, que visa trazer assuntos ligados aos movimentos sociais, trazendo nomes importantes no cenário nacional para debater temas pertinentes à sociedade.

No dia 05 de abril, será realizada uma palestra com Ivo Herzog, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, com o tema “Para não esquecer: a luta por democracia, direitos humanos e liberdade de expressão”.

Passos, embora seja reconhecido mais como advogado, também foi jornalista, sendo repórter do jornal O Estado do Paraná, na década de 60. Ele esteve à frente da primeira greve de jornalistas do Paraná, com atuação fundamental, garantindo um ótimo reajuste para a categoria e garantindo cláusulas importantes na Convenção Coletiva.

Edésio Passos morreu no dia 09 de abril de 2016, aos 77 anos, vítima de uma parada cardíaca.

Confira aqui a agenda da Semana Edésio Passos

04/04 QUARTA-FEIRA | INÍCIO: 18H30

TEMA: RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA E DIREITOS HUMANOS

Solenidade de Abertura e homenagem a Edésio Passos em ocasião do aniversário de seu nascimento

Conferência do Dr. Roberto de Figueiredo Caldas (Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA) - “Resistência Democrática e Direitos Humanos”

05/04 QUINTA-FEIRA | INÍCIO: 09H

TEMA: MUNDO DO TRABALHO

Conferência do Dr. Ronaldo Curado Fleury (Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho) - “Perspectiva de futuro do Brasil com a Reforma Trabalhista”

Conferência da Dra. Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região) - “Direitos humanos, trabalho e Reforma Trabalhista: limites da reversibilidade de direitos sociais seculares”

11H30

Lançamento do Livro “Terceirização: conceito, crítica, reflexos trabalhistas e previdenciários” organizado pelo Prof. Marco Aurélio Serau Junior (UFPR)

Lançamento do Livro “Motorista Profissional (3a Edição, Atualizado com a Lei no 13.467/2017-Reforma Trabalhista e Parecer da PGR na ADIn no 5322)” organizado pelos advogados André passos, sandro lunard nicoladeli e edésio passos (in memoriam)

TEMA: MEMÓRIAS DA DITADURA

Lançamento do Livro “Paraná Insurgente: História e Lutas Sociais – Séculos XVIII ao XXI” organizado pelos Professores Joseli Maria Nunes Mendonça (ufpr) e Jhonatan Ueweton Souza (IFPR)

18h30

Uma experiência cooperativa de Educação em tempos de ditadura - 45 anos da Escola Oficina - Carmen Regina Ribeiro - fundadora e ex-presidente da Associação de Estudos Educacionais - Escola Oficina

“Resgate da Verdade no Paraná”- Maria Aparecida Blanco de Lima - Desembargadora do Tribunal de Justiça do PR e membro da Comissão Estadual da Verdade do PR

“Para não esquecer: a luta por democracia, direitos humanos e liberdade de expressão” - Ivo Herzog, Conselheiro do Instituto Vladimir Herzog

06/04 SEXTA-FEIRA | INÍCIO: 10H

TEMA: ESTADO E DEMOCRACIA

Conferência do Ministro José Eduardo Martins Cardozo (ex-ministro de estado da justiça e ex-ministro da advocacia geral da união. mestre em direito, foi vereador, presidente da câmara municipal de São Paulo e deputado federal) - “A Desconstrução do Estado Democrático”

Mais informações no site do evento.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR