14/03/2018

Inscrições abertas para turma de Promotoras Legais Populares de Curitiba e RMC

Estão abertas as inscrições para a sétima turma do curso Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região Metropolitana. O curso começa no dia 23 de abril de 2018, com 60 vagas voltadas para todas as mulheres do meio popular, trabalhadoras, organizadas em movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais.

QUANDO E ONDE?

Todas as segundas, a partir do dia 23 de abril de 2018, no Prédio Histórico da UFPR.
Horário: 19h - 21h
Local: Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade.
(cronograma completo abaixo)

QUEM PODE PARTICIPAR?

O curso é organizado apenas por mulheres e para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade.
Não há qualquer tipo de custo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

*É preciso se inscrever no curso e ser selecionada para poder participar. Dispomos de apenas 60 vagas e, por conta dessa limitação, a seleção se dará com base nos dados fornecidos na ficha de inscrição.
*Ressaltamos a todas as interessadas a importância do comprometimento com o projeto. Se você é selecionada e deixa de comparecer, está vaga poderia ser destinada a outra mulher que pode ter muita vontade e disponibilidade para participar!
*Entraremos em contato diretamente com as selecionadas por e-mail e/ou telefone a partir do dia 5 de abril com mais informações sobre os encontros.

AUXÍLIO TRANSPORTE

Para as mulheres que precisarem, oferecemos o custeio do transporte de ida e volta para Curitiba e Região Metropolitana (valor de dois passes de ônibus - ida e volta - por encontro).

CIRANDA PARA CRIANÇAS

Contamos também com um espaço de ciranda, onde fazemos atividades para crianças, caso alguma mulher precise trazer consigo seus/as filhos/as, netos/as ou qualquer criança que fique sob seu cuidado, para que possa participar do curso e construir o projeto com a gente!

COMO SE INSCREVER?

Por meio do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/CCViw39eu87z1pL02
As inscrições vão até dia 3 de abril de 2017 e entraremos em contato com as mulheres selecionadas até a partir do dia 5 de abril.

DATAS IMPORTANTES

Encerramento das inscrições: 3 de abril de 2018
Mulheres que foram selecionadas serão avisadas a partir do dia 5 de abril.
Início do curso: 23 de abril de 2018
Férias: não haverá curso nos dias 16/07, 23/07 e 30/07
Fim do curso: 29 de outubro de 2018

SOBRE O PROJETO

O projeto teve início em Curitiba a partir da articulação de estudantes, militantes, sindicalistas, e tem como objetivo central a formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres, para o fortalecimento das lutas nos diversos espaços de atuação. Surgiu da necessidade de enfrentar as situações de violência, exploração, discriminação e desigualdade sofridas pelas mulheres.

As Promotoras Legais Populares já existem em outros países da América Latina e em diversos estados e cidades do Brasil e, em Curitiba, o curso é realizado pela sétima vez. A proposta deste projeto são os cursos. Seu objetivo é contribuir para a igualdade de direitos e o exercício da cidadania das mulheres, possibilitando maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de sua efetivação, as lutas feministas, as leis que garantem direitos a mulher, como a "Lei Maria da Penha". Cada encontro do curso contará com facilitadoras de movimentos feministas e populares, profissionais da área do direito, da saúde, da comunicação, assistentes sociais etc.

A proposta busca oferecer às mulheres condições para superar as situações de discriminação e desigualdade vividas no cotidiano, formando-as para reconhecerem a ocorrência de violações e se empoderarem para enfrentar esses problemas. É um projeto que trabalha com os ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Dessa forma, tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão! As Promotoras Legais Populares são aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do direito na vida do dia a dia das mulheres.

CRONOGRAMA DO CURSO

27/08 - Direito das famílias
03/09 - Mulher, criminalização e resistência
10/09 - A cultura da violência contra as mulheres
17/09 - Violência contra a mulher: o que fazer?

PARA EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES
24/09 - Sexualidade e reapropriação do corpo pela mulher
01/10 - Saúde da mulher
08/10 - Direitos reprodutivos e autonomia sobre o próprio corpo
15/10 - Direito de envelhecer mulher
22/10 - Políticas para mulheres e mulheres na política
29/10 - Encontro de encerramento

Para dúvidas e mais informações: entrar em contato com plpscuritiba@gmail.com ou por telefone com Bela (41 99708-7087), Daiane (45 9968 3621) ou Victória (41 99151 0266).

Autor:Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região Metropolitana