A CUT Paraná promove, na sexta-feira (6), o seu Encontro Jurídico com o tema central “O Futuro do direito sindical no Brasil após a reforma trabalhista”. Estarão presentes renomados advogados, de diversas partes do país. O evento, que acontece das 9h às 18h, será realizado no auditório do Sintracon, na Rua Trajano Reis, 538.
“É um tema que precisamos debater e aprofundar. Trataremos do Direito do Trabalhador de forma individual e coletiva, situações que sofrem drásticos retrocessos após a aprovação dessa reforma que retira direitos da classe trabalhadora”, avalia a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.
O impacto na representatividade sindical, financiamento e a negociação coletiva são alguns dos temas a serem tratados. Entre os palestrantes que já confirmaram presença estão Nasser Allan, Ricardo Mendonça, Sandro Lunard, Carlos Scalassara e José Eymard Loguércio.
O advogado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), Sidnei Machado, estará presente no evento. Ele conta um pouco mais sobre a importância do evento e sobre o que irá debater. "O evento é importante porque provoca o movimento sindical a debater o alcance da reforma e a traçar estratégias em uma nova realidade que é desfavorável aos trabalhadores. Sobre a negociação coletiva, a lei amplia e permite que os sindicatos e empresas derroguem a lei. Há um risco de retrocesso no Brasil porque os sindicatos, já fragilizados em um contexto de crise, vão ter dificuldades em uma negociação equilibrada".
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a quarta-feira (4) no e-mail secgeral@cutpr.org.br. A organização do evento contra com o apoio do Instituto Declatra.
Confira a programação:
09h Mesa de abertura com todas as centrais;
09h30 Painel 01
Reforma trabalhista e os impactos na representatividade sindical dos trabalhadores.
Debatedores: José Eymard Loguércio, Ludmar Rafagnin e Nasser Ahmad Allan
12h Almoço
14h Painel 02
Alternativas para a sustentação financeira da organização sindical brasileira.
Debatedores: Carlos Roberto Scalassara, Sandro Lunard Nicoladelli.
16h Café
16h30 Painel 03
Os efeitos da reforma em relação a negociação coletiva
Debatedores: Vanderlei Carlos Sartori Junior, Ricardo Mendonça e Sidnei Machado.
18h Encerramento