05/09/2017

Em Assembleia Geral, jornalistas do Paraná adiam o congresso estadual para 2018

Foto: Flávio Augusto Laginski
Instância máxima dos jornalistas do Paraná, o Congresso Estadual será realizado em 2018. Estatutariamente, a atividade deve acontecer a cada três anos, sendo 2017 o ano para atual diretoria convocar a atividade do SindijorPR. Em Assembleia Geral na noite de ontem (04), no entanto, os jornalistas paranaenses aceitaram a proposta de adiamento apresentada pelo Conselho Executivo do sindicato. A decisão foi registrada nas assembleias de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Paranavaí, Umuarama e Foz do Iguaçu.

O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, justificou à categoria o pedido de adiamento, após avalição do conselho. “Chegamos à conclusão de que, devido ao cenário de incertezas imposto pela reforma trabalhista, não havia sentido discutirmos alterações no estatuto e a definição de ações políticas em defesa dos nossos direitos sem saber como ficarão as relações de trabalho”, afirmou. Segundo ele, com a reforma entrando em vigor somente em 15 de novembro, “era preciso ter clareza dos impactos aos trabalhadores das fortes medidas que a reforma impõe para depois fazer um congresso qualificado”.

Em contrapartida, Gustavo Vidal anunciou que até novembro o SindijorPR realizará um evento para debater as alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que atingem jornalistas. “Essa atividade será fundamental para esclarecer a categoria das novas formas de trabalho, jornada e contratação. Além disso, será o primeiro passo para que possamos entender as mudanças e preparar o congresso estadual no ano que vem”, destaca.

Fenaj

A Assembleia Geral também decidiu que a diretora de Cultura, Silvia Valim será a representante da categoria nas atividades da Federação Nacional dos Jornalistas. Entre os dias 07 e 09 de dezembro, a Fenaj realiza um Congresso Extraordinário, para debater a reforma trabalhista, e o Encontro Nacional de jornalistas em Assessoria de imprensa (Enjai).

RPC

Na pauta específica da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), jornalistas da empresa aprovaram a renovação do acordo de extensão de jornada 2017/2018. Vencendo em 30 de setembro de 2017, o acordo foi negociado por uma comissão interna de trabalhadores e depois pela Direção do SindijorPR junto à empresa.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR