27/04/2017

Entidades do ramo da comunicação discutem ações conjuntas e recomendam adesão à greve geral

É hora de unir forças! Este foi o ponto de partida da discussão entre representantes de entidades sindicais do ramo da comunicação, reunidos na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig), em São Paulo, no último dia 18 de abril. Os dirigentes sindicais foram unânimes na avaliação de que os trabalhadores brasileiros estão sob grave ameaça e de que é preciso ações conjuntas para a defesa dos direitos gerais da classe trabalhadora e dos interesses específicos dos trabalhadores do ramo da comunicação.

Na reunião, foi aprovada a Carta Aberta de Entidades Sindicais do Ramo da Comunicação, na qual as entidades representadas assumem o compromisso público de se unirem na luta cotidiana por direitos e conquistas históricas e denunciam retrocessos, como o bloqueio do acesso à Justiça do Trabalho e a aprovação da terceirização irrestrita, além das contrarreforma da Previdência e Trabalhista.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), representada pela presidenta Maria José Braga, pelo vice-presidente Guto Camargo e pelo diretor Paulo Zocchi, defendeu como uma das ações imediatas a orientação das entidades para a participação das categorias do ramo na greve geral da próxima sexta-feira, dia 28. A FENAJ sugeriu também que haja mais troca de informações sobre as negociações coletivas como forma de enfrentamento ao patronato que, cada dia mais, se articula nacionalmente.

Participaram da reunião representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig), da Federação Nacional dos Radialistas (Fitert), da Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo, do Sindicato dos Gráficos de Jundiaí (SP), do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, do Sindicato dos Radialistas de São Paulo e do Sindicato dos Trabalhadores em Administração de Jornais e Revistas do Estado de São Paulo, além dos representantes da FENAJ. Também assinaram a Carta Aberta, após a reunião, a Federação Nacional dos Trabalhadores na Administração e na Distribuição de Jornais e Revistas (Fenatejor), o Sindicato dos Publicitários de São Paulo e o Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras e Vendedoras de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjor).

Leia a íntegra da Carta Aberta de Entidades Sindicais do Ramo da Comunicação

Autor:Fenaj