17/02/2017

Mais jornalistas são demitidos no Paraná

A semana foi de novas demissões de jornalistas pelo Paraná, com o anúncio do desligamento de pelo menos oito profissionais de redações. Os cortes atingiram dois trabalhadores da Rede Massa, em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, dois colegas da Gazeta do Povo, de Curitiba, e quatro do jornal O Paraná, de Cascavel.

Em Cascavel, no Oeste do Paraná, os desligamentos aconteceram no veículo que está sob administração judicial desde o segundo semestre de 2014. Foram quatro profissionais do jornalismo, sendo dois repórteres e duas colunistas.

O SindijorPR entrou em contato com o administrador do O Paraná para levantar a atual situação, que relatou que “a situação jurídica do veículo obrigou medidas para salvar a empresa que corre risco de real de fechamento, caso sua situação contábil não melhore”.

Além da redução de quadro pessoal, segundo o administrador, algumas ações internas estão sendo adotadas para reduzir os custos, como a transformação do jornal Hoje (do mesmo grupo) em semanário.

Vale lembrar que os jornais O Paraná e Jornal Hoje eram de propriedade da RCK (Rede de Comunicações
Kaefer), do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB). O SindijorPR lamenta os cortes e presta solidariedade aos trabalhadores, lembrando da responsabilidade do antigo grupo proprietário na atual situação que se encontram os dois jornais.

Como as empresas do grupo RCK encontram-se em processo de falência, deverão os empregadores providenciarem a devida habilitação dos créditos dos trabalhadores demitidos junto à falência, comprovando tal ato no momento da homologação da rescisão contratual.

Também em Cascavel, no mês de janeiro, a TV Tarobá realizou uma reestruturação no seu quadro de funcionários e demitiu trabalhadores do jornalismo, neste caso, dois repórteres cinematográficos.

Com as novas demissões, jornalistas reclamam das condições de trabalho que chegaram ao limite em grande parte das empresas. O SindijorPR considera um desrespeito aos profissionais, que a cada demissão ficam mais sobrecarregados e em condições de trabalho precárias.
Autor:Júlio Cesar Carignano Fonte:SindijorPR