16/01/2017

SindijorPR antecipa Campanha Salarial e convoca plenárias para discutir reivindicações

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) vai antecipar as ações da Campanha Salarial de 2017. Os trabalhos, que normalmente iniciam no mês de abril, começam em fevereiro com Plenárias Regionais para definir a Pauta de Reivindicações da categoria.

No dia 04, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão/Pato Branco reúnem jornalistas de suas regiões para debater sugestões de reivindicações e receber denuncias de infrações à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Já no dia 11 de fevereiro será a vez das regiões de Cascavel/Toledo e Foz do Iguaçu.

Todas as propostas serão avaliadas na Plenária Estadual, no dia 18 em Curitiba. Desta atividade poderão participar jornalistas da região metropolitana, litoral. A Plenária Estadual será em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. Em 2016 apenas a plenária estadual, realizada em Guarapuava, aprovou a pauta.

Diretores do SindijorPR acompanharão todas as plenárias. Em Paranavaí e outras cidades, jornalistas se reunirão para discutir as reivindicações e poderão destacar um representante para participar da atividade do dia 18 (neste caso, despesas de transporte e alimentação pagas pelo Sindijor).

O objetivo do sindicato é o de evitar que a campanha se arraste por muito tempo, como aconteceu em 2016. “Esperamos que tenhamos uma campanha menos desgastante para a categoria. Alcançamos a reposição da inflação com muita luta, e mesmo assim, a categoria teve perdas com o retroativo”, avalia o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

Para construir uma pauta que atenda ao interesse da categoria, Vidal diz que é de fundamental que a categoria participe das plenárias. “Nossas questões discutimos no coletivo. Plenárias, assembleias e mobilizações fazem parte do processo de construção da luta dos jornalistas. A presença é importante para reforçar nossas negociações com os empresários. Ano passado, os patrões estavam irredutíveis em congelar nossos salários, mas recuaram e ofereceram algo quando viram que muita gente foi ver uma das negociações. Essa pressão precisa continuar”, lembra.

Reajuste

28 de fevereiro marca a data em que jornalistas devem começar a receber a segunda parcela da reposição da inflação de 2016. Os salários devem ser reajustados em 3,83%, até o quinto dia útil de março.

Autor:SindijorPR