10/08/2016

SindijorPR repudia perseguição a diretor em Cascavel

Foto: Julio César Carignano

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) vem novamente a público repudiar a perseguição pela TV Tarobá, com sede em Cascavel, ao jornalista Julio César Carignano, diretor de Comunicação do Sindicato.

No intervalo dos últimos 12 dias, o profissional foi citado duas vezes em materiais veiculados pela emissora, sendo a última delas nesta quarta-feira, 10 de agosto. A notícia, veiculada na internet e por meio de uma nota coberta sem a assinatura de quem apurou o material, trata do pedido de exoneração de Julio Carignano do quadro da Câmara Municipal de Cascavel, porém em nenhum momento o jornalista ou o vereador Paulo Porto, do qual era assessor, são procurados pela reportagem da TV.

Veiculando imagens capturadas de perfis de redes sociais do citado e também do perfil do fotógrafo Henry Milleo, e afirmando ter “tido acesso a documentações sobre o cartão ponto do assessor”, a matéria afirma categoricamente que Carignano pediu exoneração devido a supostas “denúncias veiculadas pela emissora”.

Procurado para prestar esclarecimentos, Julio Carignano explicou o pedido de exoneração. “A Tarobá não esclareceu, talvez por relapso ou a falta de interesse, quais foram os motivos da minha exoneração. Pedi esse afastamento da Câmara para poder me dedicar exclusivamente à campanha de reeleição do Paulo, para estar disposição a qualquer horário e dia da semana. A minha saída já estava programada e talvez esse seja o motivo das matérias serem publicadas neste momento. Mesmo assim, a Televisão ignorou a um dos pilares do jornalismo: ouvir os dois lados da história”, comentou.

O que chama atenção é a Tarobá ter posse de documentação especificas de um único servidor da Casa de Leis e não se dar ao trabalho de buscar informações mais completas sobre outros gabinetes e outros assessores. Novamente, Carignano foi o único que teve seu nome e imagens expostas, o que caracteriza uma nítida perseguição ao dirigente sindical.

Na mesma matéria veiculada no dia 30 de julho, a Tarobá questiona a viagem de Julio Carignano à Curitiba, onde esteve presente em um ato político no dia 27 de julho, quando da visita do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, na capital. A emissora omite uma nota à imprensa enviada pelo vereador esclarecendo que seu assessor esteve em Curitiba para participar e lhe representar na 15ª Jornada de Agroecologia, evento que aconteceu na Lapa, região metropolitana.

Na matéria, a Tarobá também veicula – sem autorização e sem o devido crédito – uma imagem de autoria de Flavio Augusto Laginski, jornalista do SindijorPR, da assembleia geral realizada na sede do Sindijor, omitindo que a reunião aconteceu na terça-feira a noite.

Vale lembrar ainda que na primeira matéria veiculada pela empresa sobre o dirigente sindical, a Tarobá usa imagens de um ato em Quedas do Iguaçu com a participação do assessor, omitindo a informação que o ato foi realizado num sábado – fora do horário de expediente da Câmara.

Por todas essas razões, o SindijorPR classifica as matérias como tendenciosas, pois atacam deliberadamente o único representante do sindicato na cidade. Reforçamos que a matéria distorce informações para cumprir uma pauta, que seria justíssima desde que feita completa e com foco.

O material gera dúvida sobre o interesse por trás do conteúdo: de realmente informar a população sobre seus assessores, ou simplesmente atacar aquele que tem denunciado irregularidades nos referidos veículos de mídia.

O SindijorPR – citado na matéria da TV Tarobá - presta solidariedade ao seu diretor e comunica que solicitará direito de resposta, além de procurar as medidas judiciais cabíveis em defesa dos jornalistas e da liberdade sindical. A entidade também avalia a possibilidade de denunciar, assim que identificados, os autores do material ao Conselho de Ética por terem infringindo artigos do Código que rege a profissão.

Autor:SindijorPR