19/08/2004

XXXI Congresso: aposentados, previdência, comunicação pública e bandeiras da classe

O XXXI Congresso Nacional recomendou uma mensagem sobre jornalistas aposentados, apresentada por Manoel Bezerra Junior, da Associação dos Jornalistas Profissionais Aposentados de São Paulo, tratando da correção de aposentadorias e pensões proposta pelo governo federal. A tese “A Previdência Complementar dos Jornalistas Brasileiras”, de Fred Ghedini e Nelson Sato, sugeriu a consulta a várias empresas com o objetivo de escolher uma que possa viabilizar um fundo de pensão dos jornalistas. Já o texto “Comunicação pública. Assessorias ou veículos?”, apresentada por Vitor Ribeiro, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, recomendou a luta conta os absurdos trabalhistas no Jornalismo público. O congresso aprovou ainda a tese “Quatro bandeiras que exigem mobilização dos jornalistas”, proposta por Fred Ghedini. São elas: a defesa da regulamentação profissional; a defesa do mercado de trabalho dos jornalistas - contra a precarização das relações trabalhistas, a luta pela aprovação, no Congresso Nacional, da Lei que institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Jornalismo, e a democratização da comunicação. O congresso Para ler os textos, clique aqui.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296