17/08/2004

Teses do XXXI Congresso: Regionalização e Jornalismo de imagem

A tese “A regionalização da produção e da programação jornalística no rádio e na TV”, aprovada no XXXI Congresso Nacional dos Jornalistas, sugeriu modificações no do PLC nº 59/2003, que trata da regionalização da programação em mídia eletrônica, como uma maior e melhor especificação de suas definições conceituais. Pelo texto ficou determinado ainda o comprometimento em incluir o conceito de regionalização também para a programação jornalística. Já a tese “Jornalista de Imagem é Jornalista” lamenta a não-caracterização, na prática, de repórteres fotográficos e cinematográficos e outros profissionais de imagem como jornalistas. Uma das iniciativas apresentadas foi de incentivar os jornalistas de imagem que ainda não são formados em Jornalismo a que obtenham a graduação, já que no futuro o Conselho Federal de Jornalismo deve exigir a formação superior a todos os profissionais, independentemente das funções desempenhadas. As teses estão disponíveis aqui.

Fonte:Fenaj