13/08/2004

Código de Ética não entrará em detalhes do desempenho da profissão

Ainda na avalanche que tenta soterrar o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), um petardo vem contra o novo Código de Ética da profissão, que ainda nem foi elaborado. Embora todos concordem que o atual código seja por demais vago e não permita punições efetivas, os detratores afirmam que o novo código entrará em minúcias sobre os procedimentos operacionais da atividade jornalística e que isto servirá de “engessamento” e controle dos profissionais, já que os comportamentos contrários ao código resultarão em punição. Não é verdade: a proposta do CFJ é de um código mais objetivo, mas que não entrará em meandros da prática profissional. Apesar de o projeto do CFJ determinar que o jornalista deva se pautar pelos parâmetros do código, ele observa que o profissional manterá “independência em qualquer circunstância”. Além disto, a forma mais grave de punição por infração ao código (a cassação do registro profissional) só seria aplicada após uma meticulosa análise e a passagem por uma série de recursos. Uma nova enquete está no site do Sindijor. Ela diz “o Conselho Federal de Jornalismo é uma reivindicação antiga dos jornalistas. Você acha que os jornalistas colocariam em risco a sua liberdade de expressão?” Participe!

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296