11/08/2004

Projeto do CFJ tinha que partir do Executivo

A sanha dos detratores do projeto do Conselho Federal (e regionais) de Jornalismo parece não ter fim. Uma das objeções levantadas é de que ele teria nítido viés autoritário por se tratar de uma iniciativa do Poder Executivo, no caso, da Presidência da República. É preciso esclarecer que o CFJ é uma autarquia federal, e que, por força de lei, a sua criação deve partir necessariamente do Executivo. Ou seja, não poderia ser de iniciativa de um parlamentar, como pareceria – aos olhos dos inimigos do conselho – mais democrático. Foi por isso que a Fenaj teve que encaminhar a proposta ao Executivo e discuti-la com o presidente Lula e com ministros para que ela pudesse ter prosseguimento. Mais uma vez, as ameaças alegadas à liberdade de expressão são infundadas. O compromisso com a liberdade de expressão e o zelo pela ética e pelo bom Jornalismo permanecem como divisas imutáveis das lutas da classe.
Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296