esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

28/01/2016

Assembleia discute campanha de lutas e futuro do Jornalismo

Assembleia discute campanha de lutas e futuro do Jornalismo

Em votação: RPC propõe acordo de extensão de jornada com a possibilidade de demissões


No dia 02 de fevereiro, o SindijorPR realiza a primeira Assembleia Geral de 2016, ano em que o Sindicato completa 70 anos. Na pauta de discussão da categoria estão dois pontos específicos: Campanha de Lutas – para debater e propor ações sobre o futuro do Jornalismo; e avaliação e votação de acordo em separado da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) de extensão de jornada. Outros informes pontuais serão apresentados.


O SindijorPR convoca jornalistas para que acompanhem as discussões, que serão realizadas em Curitiba (Sede do Sindicato), Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Paranavaí e Guarapuava e outras. As cidades do interior terão os locais divulgados na sequência. Todas as atividades começarão às 20h15, em segunda chamada, e serão coordenadas por diretores do Sindicato ou jornalistas indicados pela direção da entidade.


FUTURO DO JORNALISMO


Em 2016, o SindijorPR se propõe a discutir com a categoria aspectos relacionados ao mercado de trabalho. Com a intensificação de demissões, é preciso que jornalistas avaliem o cenário atual e discutam propostas para encarar os problemas apresentados por muitas empresas de comunicação.


Para que isso atinja o estado, a Assembleia Geral debaterá mobilizações, campanhas e lutas a serem deflagradas ao longo do ano. É importe a presença de todos, para que as atividades jornalísticas sejam contempladas e avaliadas.


ACORDO RPC


A Assembleia Geral também avaliará a renovação do acordo de extensão da jornada da RPC, vigente desde 2009. Em resumo, o acordo prevê que, com a jornada de 07 horas, equipes de reportagem recebam 60% de gratificação e a redação 30% para 06 horas diárias. As demais horas trabalhadas alimentam um banco de horas.


A novidade neste ano está na imposição da empresa em garantir apenas os postos de trabalho previstos no primeiro acordo. Ou seja, a empresa quer manter 218 vagas de 2009, ao invés das atuais 266. Poderiam, assim, ser dispensados 48 jornalistas, mediante o aval do acordo.


Contrária a essa cláusula, a Direção do Sindicato orienta a rejeição do acordo, posicionando-se contra o desligamento de profissionais e o fechamento de postos de trabalho. O Sindicato não pode defender uma proposta que rebaixe a Convenção Coletiva de Trabalho e preveja demissões. Para o SindijorPR, seria obrigação da RPC a contrapartida de garantir todas as vagas existentes durante a vigência do acordo. De qualquer forma, a palavra final, se o SindijorPR deve renovar o acordo com os termos apresentados ou não, será da assembleia.


Para discutir a renovação do acordo de extensão, o SindijorPR realizou reuniões presenciais em todas as praças da RPC no mês de dezembro, buscando ouvir propostas dos trabalhadores e levar a discussão de melhorias para as mesas de negociação com a empresa.


Com lucro líquido de mais de R$ 102 milhões em 2014 (os dados de 2015 não foram divulgados), a RPC negou quase todas as propostas que garantiam a valorização de jornalistas ou que melhoravam o exercício da função. Das propostas encaminhadas pela categoria, ofereceu apenas a garantia de pagamento de 10 reais de ticket-alimentação para equipes que fazem dobras durante a semana ou aos finais de semana, além de estabelecer cláusulas para definir as escalas de fim de ano.

Direção do SindijorPR


CONFIRA OS LOCAIS DAS ASSEMBLEIAS

CURITIBA
Sede do SindijorPR
Rua José Loureiro, 211 – Praça Carlos Gomes - Centro

FOZ
Centro de Direitos Humanos
Rua Alameda Batuíra, 146 – Vila Itaipu

CASCAVEL
RPC
Rua Alexandre Gusmão, 1413, Jardim Maria Luiza

PONTA GROSSA
Sindicato dos Metalúrgicos
Rua Rui Barbosa, 131.

FRANCISCO BELTRÃO
RPC
Av. Assis Cavalheiro, 900 – Ed. Milleniun – sala 302

GUARAPUAVA
RPC
Rua Quinze de Novembro, 2250 – Morro Alto

PATO BRANCO
RPC
Av. Tupi. 2221, Edifício Gold Center, Sala 1001

PARANAVAÍ
RPC
Av. Heitor Alencar Furtado, 6730

CIANORTE
RPC
Av. Brasil, 646 – Sala 4

UMUARAMA
RPC
Praça da Bíblia, 3336 – Ed. Cemed – 11º andar – Sala 1101

Autor:Diretoria SindijorPR
Gralha Confere TRE