11/08/2004

Congresso aprova acesso mais fácil de provisionados à universidade

A Tese sobre a Formação, apresentada pelo Departamento de Educação da Diretoria da Fenaj, aprovada no XXXI Congresso Nacional dos Jornalistas, em João Pessoa, recomendou, entre outras medidas, a cobrança de uma avaliação dos cursos de Jornalismo em funcionamento no país. Outra iniciativa foi uma resolução em relação específica à região Norte, para que o Departamento de Educação da Fenaj criasse uma comissão especial para elaborar, encaminhar e acompanhar a execução de um projeto de políticas especificas voltadas à qualificação, formação dos profissionais que atuam em nível de graduação e pós-graduação. A pedido do Sindijor-PR, a iniciativa foi estendida a todo o país. Uma das recomendações da tese foi a de que, a fim de evitar que os portadores de registros provisionados fiquem desamparados após a instituição do Conselho Federal de Jornalismo – que extinguirá esta modalidade de registro –, fosse facilitado o acesso destes profissionais ao curso superior de Jornalismo. Hoje, a maioria dos provisionados já ingressou em cursos de Jornalismo, o que garantirá a sua permanência na profissão. No entanto, há muitos que ainda estão fora da universidade. Para estes, a recomendação do Congresso é que seja dispensada exigência do vestibular ou que sejam dados descontos nas mensalidades. Acesse o conteúdo da tese aqui.

Fonte:Fenaj