31/05/2005

OAB se pronuncia sobre solicitações à polícia em Cascavel

O Sindijor recebeu comunicados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comentando a postura do sindicato com relação aos pedidos da OAB-Cascavel enviados às polícias civil e militar solicitando que não fossem repassadas informações sobre detidos nem que fossem liberado a acesso para fotos de pessoas presas na cidade. O presidente da OAB-PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, afirmou que “combater a censura e lutar pela liberdade de imprensa é uma bandeira da Ordem dos Advogados do Brasil”. Em nota, a Subseção de Cascavel admitiu que houve na redação dos ofícios margem para “interpretações duvidosas” e afirmou que o “acesso às informações de pessoas já detidas e os boletins de ocorrência são direito inalienável dos jornalistas”. Ainda de acordo com a nota, a intenção da subseção teria sido evitar que detidos tivessem a imagem veiculada sem autorização. Por conta da repercussão que o tema teve, o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar, com intuito de discutir o tema, pretende organizar um evento, do qual devem participar o Sindijor, o Ministério Público e a própria OAB. O presidente da OAB-PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, afirmou que “combater a censura e lutar pela liberdade de imprensa é uma bandeira da Ordem dos Advogados do Brasil”. Em nota, a Subseção de Cascavel admitiu que houve na redação dos ofícios margem para “interpretações duvidosas” e afirmou que o “acesso às informações de pessoas já detidas e os boletins de ocorrência são direito inalienável dos jornalistas”. Ainda de acordo com a nota, a intenção da subseção teria sido evitar que detidos tivessem a imagem veiculada sem autorização. Por conta da repercussão que o tema teve, o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar, com intuito de discutir o tema, pretende organizar um evento, do qual devem participar o Sindijor, o Ministério Público e a própria OAB.

Fonte:OAB-PR