10/07/2015

Jornalistas rechaçam proposta patronal

Assmbleia na sede do SindijorPR - 09/07/2014 (*Foto: Leandro Taques)

Assembleias realizadas em Curitiba, Cascavel e Londrina recusaram os itens que os empresários levaram à mesa de negociação. Próxima reunião entre SindijorPR e patrões acontecerá dia 23 de julho

Jornalistas mobilizados. Ontem aconteceram Assembleias da categoria em Curitiba, Cascavel e Londrina. Nas três cidades os trabalhadores disseram não à proposta dos patrões. Os itens que os representantes das empresas de comunicação do Paraná levaram para a negociação coletiva incluem o parcelamento do índice da inflação abaixo da realidade paranaense de 8,67% (6% agora e 2,67% em outubro), redução da hora extra para 50%, substituição do anuênio por um Plano de Participação nos Lucros das empresas, fim da cláusula de demissão coletiva e aprovação da antiga convenção coletiva.

“Durante a primeira reunião com os representantes patronais, houve proposta de piso diferenciando na mesa, mas essa discussão foi prontamente recusada”, revelou Gustavo Vidal, diretor-presidente do SindijorPR durante a assembleia. Os jornalistas reforçaram que as empresas devem valorizar seus trabalhadores e atender à reivindicação da categoria. Gustavo Vidal aponta ainda uma incoerência nos argumentos dos empresários: “ao mesmo tempo em que eles dizem ter déficit anual, querem garantir participação dos trabalhadores nos lucros das empresas. O detalhe é que os próprios patrões dizem não existir resultado positivo!”.

A segunda mesa de negociação entre jornalistas e representantes patronais será no dia 23, às 14h30, na sede do SindijorPRPR, em Curitiba. Os sindicatos de trabalhadores e de empresários definiram que nessa reunião serão discutidas as pautas do assédio moral e de material de segurança. “As pautas sociais foram separadas das econômicas para que uma não inviabilize a outra. Queremos avançar na pauta toda. Nossas reinvindicações não são apenas por dinheiro. Os jornalistas querem respeito e dignidade”, afirmou Gustavo.

Mobilizações

Amanhã (11), na Boca Maldita, acontece mais um ato da campanha permanente "BASTA: Chega de perseguição a jornalistas". O ato público começa às 10 horas, em Curitiba. Também na capital paranaense, os diretores do Sindicato fazem frequentes visitas nos locais de trabalho para dar informes aos trabalhadores. O objetivo destas visitas é atualizar a categoria sobre ações da entidade, mobilização para manter a campanha contra perseguição a jornalistas; além de orientar para que os profissionais denunciem situações do dia a dia, como casos de assédio moral, acúmulo de função e demais demandas. As visitas também são realizadas nas demais subseções do SindijorPR em Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Londrina:O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná definiu uma agenda de mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores. Nos dias 16, 17 e 18 de julho acontecerão manifestações em frente às sedes das empresas de comunicação da cidade; no último dia ficou definido um grande protesto no Calçadão da cidade. No dia 16 está marcado um ato em apoio às investigações do Gaeco sobre a corrupção na Receita Estadual e exploração sexual de menores em Londrina; esta ação acontecerá na Câmara de Vereadores. No dia 22 os jornalistas se programaram para o ato do “Preto e Roxo”. O objetivo da ação em Londrina é para retomada os trajes que indicam a mobilização dos jornalistas e que a batalha pela valorização da categoria iniciada no ano passado é permanente.

Conselho de Ética

Outros itens na pauta da Assembleia foram concluídos. Os jornalistas aprovaram a composição do novo Conselho de Ética do SindijorPRPR com nove membros: Elvira Fantin (jornalista), Emerson Castro (jornalista), Juliana Chagas da Silva Mittelbach (sociedade civil), Luiz Fernando Rodrigues (sociedade civil), Paula Zarth Padilha (jornalista), Roger Pereira (jornalista), Tatiana Duarte (jornalista), Ualid Rabah (sociedade civil) e Veronica Macedo (jornalista).

CAE: foi aprovada na Assembleia a criação da Comissão de Alteração Estatutária (CAE), que será responsável por discutir uma proposta para atualizar o estatuto do SindijorPR. Os jornalistas eleitos para compor essa Comissão são: Aniela Almeida, Elaine Felchacka, Gustavo Henrique Vidal, Luiz Herrmann, Mario Messagi Jr, Paula Zarth Padilha e Phil Batiuk.

RPCTV: referente ao acordo específico da RPCTV, os jornalistas aprovaram a assinatura do acordo do PPR. O Plano está em aberto desde fevereiro de 2014, e foi aprovado com a condição de negociação do futuro acordo para o próximo período (março 2015 a fevereiro 2016).

Gazeta do Povo: os jornalistas também foram favoráveis à renovação do acordo de fevereiro de 2014 a janeiro de 2016. A renovação, entretanto, também deve ser submetida à negociação com a categoria.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR / Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norto do Paraná