16/06/2015

Campanha Salarial: Inflação em Curitiba ficou acima da média nacional

Na negociação coletiva 2015 o Sindicato reivindica um reajuste de 16%, relativo à inflação dos últimos 12 meses (9,97%) somada ao aumento real de 6,03%. Até agora, após mais de um mês da entrega da proposta de CCT 2015, os jornalistas paranaenses enfrentam o silêncio dos representantes das empresas de comunicação

Jornalista, em tempos de mobilização e negociação coletiva, isto lhe diz respeito: na Campanha Salarial deste ano os trabalhadores pedem o zeramento da inflação pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC/IBGE) de Curitiba, que foi de 9,97% entre maio/2014 e abril/2015, acima do INPC Nacional, que ficou em 8,34%. Com o reajuste de 16%, o piso da categoria ficaria em R$ 3,173,13.

Para falar um pouco sobre a proposta de reajuste do SindijorPR, Sandro Silva, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esclareceu algumas questões.

Peculiaridades

Uma das peculiaridades da Campanha Salarial 2015 é que o Sindicato exige o índice regional ao invés do nacional. Para o economista Sandro Silva a decisão foi acertada, “principalmente porque neste momento vivemos em Curitiba e no Paraná uma conjuntura diferenciada”.

Inflação

A inflação de 9,97% até abril de 2015 na capital paranaense, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC Curitiba), do IBGE, atingiu todos os trabalhadores. Quando questionado sobre os principais itens na economia local que impactaram os paranaenses, Sandro Silva explica que “podemos destacar os (itens) que tiveram aumentos maiores que a média nacional, como a tarifa de energia elétrica (86,61%), a tarifa de ônibus urbano (20,16), o gás de cozinha (18,25%), a alimentação fora do domicilio (14,25%), produtos farmacêuticos(11,72%), entre outros”.

Paraná x Brasil

O Sindijor defende que o reajuste se atenha a questão regional devido a diversas diferenciações entre números no Paraná em comparação aos índices nacionais. “As principais peculiaridades são o aumento dos impostos estaduais praticada pelo Governo do Estado, principalmente o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de mais de 90 itens e o aumento da alíquota do IPVA de 2,5% para 3,5%; e o aumento expressivo da tarifa de energia elétrica no estado (86,61%), bem superior a média nacional (56,96%)”, completou Sandro Silva.

Enrolação Patronal: Faz mais de um mês que os jornalistas paranaenses entregaram a Pauta de Reivindicações aos veículos de comunicação. Já os patrões seguem em silêncio. Jornalista, estamos em campanha salarial e a discussão agora é na mesa de negociação. Para que os principais pontos da Convenção Coletiva de Trabalho de 2015 sejam alcançados é necessária mobilização da categoria. Agora são os jornalistas que estão na luta. Vale lembrar que vivemos momentos em que noticiamos diversas mobilizações, de várias categorias. Agora chegou a nossa hora.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR