Uma das promessas de campanha da gestão Luta Jornalista, os Coletivos, está com a agenda do segundo encontro confirmada. O próximo encontro será dia 18 de junho, às 19 horas, na sede do Sindicato
Desta vez a discussão é direcionada aos profissionais ligados ao jornalismo sindical. A próxima reunião do Coletivo Sindijor acontecerá dia 18 de junho, às 19 horas, na sede do Sindicato (Rua José Loureiro, 211 – veja evento no Face). Para a direção da entidade os Coletivos são uma nova ferramenta que os jornalistas têm para discutir pautas específicas.
Na próxima quinta-feira (18) os jornalistas sindicais apresentarão suas demandas, também discutirão e apontarão os problemas na área, falarão da campanha salarial do sindicato e da negociação coletiva dos jornalistas, além da abordar a questão do 13º Congresso Estadual da CUT Paraná (CECUT).
O Coletivo é uma ideia e uma proposta de campanha da gestão Luta Jornalista. Serão grupos de jornalistas separados por área de atuação que definirão um calendário para permanentes reuniões. O objetivo é integrar os profissionais e unificar a luta da categoria.
Jornalismo Sindical: “Ainda vamos mapear, mas acreditamos em mais de 100 jornalistas atuando em sindicatos. Contudo, os sindicatos devem se adequar aos mesmos direitos da classe em relação a jornada, salários, acúmulo de funções. Não é possível que entidade cobre os patrões, mas não regularize ou incentive a capacitação do jornalista”, pontua o diretor do Sindijor, Manoel Ramires.
Para o Sindijor, a realidade da categoria hoje apresenta um quadro de constantes demissões, principalmente nos grandes meios de comunicação. “Nesse contexto, abre-se uma oportunidade para o jornalismo sindical”, completa Manoel.