20/07/2004

Sindijor condena agressão a jornalistas na Serra do Mar

O Sindijor repudia a torpe agressão à liberdade de imprensa perpetrada por seguranças contratados pela empresa América Latina Logística (ALL) que tomaram e velaram filmes com que os repórteres fotográficos Gerson Kleina, da Tribuna do Paraná, e Jonathan Campos, da Gazeta do Povo, registravam cenas do acidente na Ferrovia Curitiba-Paranaguá, na Serra do Mar, em que 35 vagões descarrilaram de uma composição e caíram da ponte sobre o rio São João. Após duas horas de caminhada sob chuva pelo caminho do Itupava, os jornalistas chegaram ao local do acidente, onde foram instruídos sobre os pontos que não deveriam ser transpostos, por questões de segurança. Seguindo as regras das equipes de resgate, eles se posicionaram em um morro, logo acima da ferrovia. Ao serem vistos, os jornalistas foram cercados por quatro seguranças contratados pela ALL que inquiriram sobre o que eles estavam fazendo. Um dos seguranças, sob a alegação de que os repórteres não teriam autorização para permanecer no morro, tomou as câmeras e velou totalmente os filmes que estavam em uso. Eles ainda conseguiram fazer fotos, mas perderam as melhores imagens. A agressão a estes profissionais no estrito cumprimento de suas funções profissionais é um atentado à liberdade de informação que não tem suporte em qualquer pretexto. O Sindijor reafirma sua postura em favor dos profissionais e da liberdade de informação, condenando esta atitude bárbara e hostil e pedindo à empresa uma posição firme sobre este lamentável episódio.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296