24/06/2004

Seminário reuniu 152 jornalistas no Ministério Público

O I Seminário para Jornalistas: O Ministério Público, esse (des) conhecido, promovido pela Assessoria de Imprensa do MP Estadual e que acabou na quarta-feira, reuniu 152 jornalistas para palestras de três promotores e um procurador de Justiça. Sylvio Roberto D. Kuhlmann, Clayton Maranhão, Rodrigo Régnier Chemim Guimarães e Dartagnan Cadilhe Abilhoa abordaram os conceitos básicos sobre o Ministério Público e as diferenças de atribuições entre o órgão, os Poderes constituídos e as demais funções essenciais à Justiça (Defensoria Pública e Advocacia Pública); equívocos comumente verificados na imprensa; atuação do MP na área cível e de direitos difusos e coletivos; funcionamento do sistema de justiça criminal no Brasil (investigação, denúncia, instrução processual e recursos), atuação do MP no júri; segredo de Justiça; entorpecentes; modalidades de prisão (flagrante, preventiva, temporária); entre outros temas. “A participação dos jornalistas foi surpreendente, comprovando a necessidade de um maior conhecimento sobre o funcionamento do MP e de um diálogo cada vez mais aberto entre a imprensa e a instituição”, afirmou Jaqueline Conte, da Assessoria de Imprensa do MPE. A intenção da Assessoria é promover outros eventos, mais curtos, com tema específicos, como o MP e a fiscalização eleitoral, o MP e a área da criança e adolescente, o meio ambiente, entre outros. “O tema será definido a partir das respostas obtidas com um questionário distribuído entre os participantes. Ele apontará os assuntos de maior interesse dos jornalistas”, diz Patrícia Ribas, jornalista que também atua na instituição.

Fonte:Ministério Público do Paraná