14/09/2014

Justiça obriga Atlético-PR a permitir acesso de jornalistas à Arena da Baixada

Mario Petraglia, presidente do Atlético, quer dificultar trabalho da imprensa / Foto: Imprensa CAP

A Justiça do Paraná determinou, neste sábado (13), que o Atlético-PR não crie restrições de acesso de jornalistas à Arena da Baixada, em Curitiba, para a cobertura de todos os jogos do Campeonato Brasileiro de 2014 a serem realizados no estádio.

A decisão liminar, assinada pela juíza Ana Paula Becker, atende pedido em ação judicial promovida do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e impõe multa de R$ 1.000 para cada profissional que seja impedido de trabalhar na praça esportiva.

Segundo o advogado Roberto Mezzomo, do escritório Sidnei Machado Advogados Associados, o Atlético-PR vem recusando sistematicamente o credenciamento de jornalistas, especialmente fotógrafos, que pedem autorização para trabalhar em jogos na Arena da Baixada.

A postura do clube foi observada antes do jogo contra o Palmeiras, no último dia 9, e no decorrer desta semana, que antecede a partida contra o Vitória no domingo (14) às 18h30. Naquele jogo, uma outra liminar já havia sido ganha em favor dos jornalistas.

“As negativas apresentadas pelo clube não trazem nenhuma justificativa e violam a Lei Pelé, em seu artigo 42, que consagra o direito de cobertura jornalística desportiva, e a Constituição Federal, que assegura o direito à liberdade de comunicação”, afirma o advogado Roberto Mezzomo.

Deverão ter acesso à Arena da Baixada, segundo a decisão judicial, os jornalistas que estejam efetivamente em serviço, tenham solicitado credenciamento previamente e comprovem possuir cadastro atualizado na Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEP), na Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC) e na Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) ou Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE). Neste domingo, um oficial de justiça e representantes do escritório Sidnei Machado Advogados Associados acompanharão o acesso dos jornalistas à Arena da Baixada a partir das 15h.

Para mais informações, o advogado Roberto Mezzomo estará disponível pelo telefone (41) 9614-3481