12/09/2014

Jornal Diário de Guarapuava tem data para última edição

Cerca de 40 funcionários, entre eles nove jornalistas, da empresa de comunicação receberam aviso prévio. A última tiragem está marcada para o dia 11 de outubro

Contagem regressiva. O Sindijor vem acompanhando a situação do Jornal Diário de Guarapuava. Recentemente foi confirmado que no próximo dia 11 de outubro, o impresso fará sua última edição. Segundo o que foi apurado até agora, não há clima para trabalhar na redação do jornal. Ao todo são 40 funcionários, sendo nove jornalistas.

A empresa não fez qualquer contato com o Sindijor, mesmo tendo no número de demissões dos seus profissionais a caracterização de demissão coletiva (quando mais de cinco profissionais são desligados o Ministério Público do Trabalho exige negociação coletiva).

O que se sabe é que o Diário de Guarapuava está à venda e que há negociação em andamento com outros grupos empresariais. Todos os trabalhadores receberam aviso prévio e só serão recontratados caso algum acordo comercial se concretize.

O Sindicato lamenta o fechamento do veículo, também acredita que a ação reflete um modelo errado de gestão que as empresas de comunicação do Paraná vêm adotando (veja o caso das Demissões da Gazeta do Povo). A direção do Sindijor irá acompanhar as rescisões contratuais dos jornalistas, pois a empresa deveria ter procurado a entidade que representa os trabalhadores jornalistas.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR