26/08/2014

Cascavel: Sindijor repudia veiculação de cenas e imagens fortes da rebelião na PEC

O Sindijor-PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná), por meio da subseção regional de Cascavel, se manifesta novamente ao público para repudiar de forma veemente a publicação de imagens ou cenas fortes por parte de veículos de comunicação da rebelião ocorrida na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), em especial, a exposição de corpos e cabeças decapitadas de presidiários.

Da mesma forma como no início do mês, quando da manifestação de repúdio a órgãos de comunicação que expuseram imagens da criança atacada por um tigre do zoológico de Cascavel, reiteramos novamente que a veiculação de tais imagens e cenas não agregam em nada a função de informar a sociedade, além de ferirem a ética jornalística.

Respeitamos e prezamos pelo direito a informação de interesse público, o acesso à informação, direito de qualquer cidadão, porém entendemos que tais publicações não têm outra justificativa senão a busca desenfreada por audiência.

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, estabelece em seu Capítulo II, que o jornalista em sua conduta profissional "deve respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão". Já no Capítulo III, é estabelecido que o jornalista "não pode divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes".

É lamentável que práticas semelhantes estejam ocorrendo frequentemente na produção de parcela da mídia, especialmente veículos que não se pautam pela informação de interesse público e não se preocupam em respeitar a dignidade humana.

Defendemos as liberdades de expressão e de imprensa, o direito do cidadão à informação, mas não podemos compactuar com o desvirtuamento do imprescindível papel do jornalismo para as sociedades democráticas. Os veículos de comunicação devem ter responsabilidade pela divulgação de materiais, não devendo servir como exploração do sensacionalismo.

Por tudo isso, condenamos tal prática que se constitui em grave violação de direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que não dignificam a profissão e a categoria dos jornalistas profissionais.

Autor:Júlio César Carignano Fonte:Diretor do Interior do Sindijor-PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná)