esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

04/08/2014

NOTA OFICIAL: Sindijor repudia veiculação de imagem de criança com braço dilacerado

NOTA OFICIAL: Sindijor repudia veiculação de imagem de criança com braço dilacerado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, por meio da subseção regional de Cascavel, vêm a público repudiar, de forma veemente, a veiculação por parte do jornal Integração, com sede em Cafelândia, de imagem forte da criança que foi atacada por um tigre do zoológico de Cascavel


As fotos, que passaram a circular em redes sociais desde o dia 31 de julho, mostram o garoto de 11 anos de idade sendo atendido pela equipe do Hospital Universitário com o braço completamente dilacerado. Ao exibir tal imagem, o veículo não somente viola o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também fere a ética jornalística e desrespeita toda a sociedade.


O dever de levar informações de interesse público à sociedade não inclui o direito de expor vítimas em tal situação. A veiculação de tal imagem não agrega em nada ao acesso à informação, direito de qualquer cidadão. Entendemos que tal publicação não tem outra justificativa senão a busca desenfreada por audiência.


O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece em seu Capítulo II, que o jornalista em sua conduta profissional "deve respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão". Já no Capítulo III, é estabelecido que o jornalista "não pode divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes".


Infelizmente, práticas semelhantes vêm ocorrendo diariamente na produção de parcela da mídia, especialmente veículos que não se pautam pela informação de interesse público e não se preocupam em respeitar a dignidade humana.


O Sindicato defende a liberdade de expressão e de imprensa, o direito do cidadão à informação, mas não é admissível compactuar com o desvirtuamento do papel do jornalismo para as sociedades democráticas. Os veículos de comunicação devem ter responsabilidade pela divulgação de materiais, não devendo servir como exploração da desgraça e do sensacionalismo.


O jornal Integração comete outra grave irregularidade: veicular a íntegra de texto produzido pela equipe de jornalismo da CATVE, sem autorização prévia; e veicula no mesmo link de seu site a foto citada, do menino com o braço dilacerado. Destacamos ainda que em nenhum momento tal imagem foi veiculada pelo portal da CATVE, como pode dar a entender a página do Integração, mas somente pelo periódico com sede em Cafelândia.


Por tudo isso, a direção do Sindijor condena tal prática que se constitui em grave violação de direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Autor:Julio Carignano - Diretor do Interior do SindijorPR Fonte:SindijorPR - subseção regional de Cascavel
Gralha Confere TRE