esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

31/10/2013

A noite dos estudantes paranaenses lotou o Memorial de Curitiba

A noite dos estudantes paranaenses lotou o Memorial de Curitiba
Estudantes fizeram a festa no Memorial de Curitiba

A noite de premiação do 18º Sangue Novo no Jornalismo Paranaense foi um sucesso. Os estudantes e professores das instituições de ensino de diversas regiões do Paraná marcaram presença no Memorial de Curitiba. Aproximadamente 350 pessoas estiveram no evento. “O Sindijor considera muito importante premiar os cursos de jornalismo do Paraná. Entendemos que essa é uma forma de valorizar o trabalho feito na área acadêmica”, disse Guilherme Carvalho, presidente do Sindicato, que deu o ponta pé inicial do evento.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) preparou a noite do dia 30 de outubro, última quarta-feira, para os estudantes de todo o Paraná. Cascavel, Londrina, Maringá, União da Vitória e Ponta Grossa, além da capital paranaense, vibravam com os troféus conquistados. “O importante é perceber a qualidade dos trabalhos que foram produzidos em várias partes do Paraná, pelas instituições de ensino”, destacou Cristiane Lebelem, diretora do Sindijor, que coordenou o evento.
Sangue Novo: o evento já é tradicional. Esta é sua 18ª Edição. Em seu histórico e objetivo está promover a inovação, valorizar o que os estudantes, orientados pelos professores e com o amparo das instituições de ensino, produzem. O Sangue Novo também trabalha no sentido de valorizar as questões do mercado e da profissionalização no jornalismo. Atualmente o Sindijor leva até as instituições o debate sobre a questão do estágio. “Precisamos falar também desse tema, a regulamentação do estágio é fundamental. Hoje, na universidade, muitas vezes, os estudantes criticam o Sindijor nos quatro anos de academia, mas depois irão agradecer o Sindicato nos 35 anos de trabalho que terão pelo frente”, finalizou sua fala no evento Guilherme Carvalho.
Este ano o 18º Sangue Novo no Jornalismo Paranaense teve patrocínio do Banco do Brasil. O Sindijor enaltece o apoio e considera que sem essa participação o Prêmio não teria acontecido.
Suspense!
A dinâmica deste ano deu um clima de suspense à premiação. Os nomes eram revelados em um vídeo apresentado em telões espalhados pelo Memorial. Conforme os nomes eram divulgados, os estudantes vibravam em diferentes lugares do auditório. O clima era contagiante e os participantes garantiam vibração.
Ao todo foram 367 trabalhos inscritos. A cidade de Londrina, Norte do Paraná, se destacou ao levar quatro primeiros lugares, três com a UEL (categorias: Projeto em Radiojornalismo – Programa de Rádio / Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa / Monografia) e um com a Unopar (categoria Jornal Laboratório Online).
Vale lembrar outra tradição do Sangue Novo, os estudantes de Londrina subiram ao palco da premiação com a bandeira do Londrina Esporte Clube (LEC), principal time de futebol da cidade.
Também Cascavel, Oeste do Paraná, levou três primeiros lugares, dois com a FAG (Produto Jornalismo Impresso / Radiodocumentário) e um com a Univel (Projeto em Telejornalismo – Programa de TV). E Maringá, no Norte do estado, através da UniCesumar, levou dois primeiros lugares (Reportagem para Rádio / Projeto Relevância Social).
A UEPG, de Ponta Grossa, venceu na categoria Produto Jornalismo para Web – Portal de Notícias. E a UNIUV, União da Vitória no Sudeste do Paraná, ficou com o segundo lugar na categoria Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa.
Da capital paranaense, a Universidade Positivo se destacou com cinco primeiros lugares (Reportagem para Televisão / Fotojornalismo / Produto Jornalístico para Web – Gestão de Mídias Sociais / Telejornal Laboratório / Radiojornal Laboratório). Também a UniBrasil se destacou, com três trabalhos vencedores (Pesquisa em Jornalismo / Videodocumentário / Produto Jornalístico para Web – Blog de Notícias).
A PUCPR, com dois trabalhos (Reportagem Impressa / Projeto Livro Reportagem) e a Uninter (Jornal Laboratório), completaram a lista dos selecionados pela comissão julgadora como primeiros lugares no 18º Sangue Novo.
O SindijorPR agradece a todas as instituições de ensino, seus estudantes e professores, pela participação. Todos são vencedores, independente da colocação definida pela comissão julgadora. O Sindicato enaltece as instituições de Curitiba: UniBrasil / Opet / PUCPR / Universidade Positivo / UFPR / Uninter. E as instituições de outras regiões do estado: Unicentro (Guarapuava) / Unopar (Londrina) / UniCesumar (Maringá) / UEL (Londrina) / FAG (Cascavel) / Univel (Cascavel) / UEPG (Ponta Grossa) / UNIUV (União da Vitória).
Segue lista da premiação: , e lugares.
*Em breve o Sindijor tem novidades sobre o 18º Sangue Novo.

Por Regis Luís Cardoso (*foto: Valquir Aureliano).  

Gralha Confere TRE