O Sindijor-PR acaba de criar o abaixo-assinado “NÃO À PRIVATIZAÇÃO DISFARÇADA DA RTVE (TV E RÁDIO EDUCATIVA DO PARANÁ)”. Os diretores da entidade já começaram a fazer contato com deputados para barrar a proposta. A RTVE é a emissora do povo paranaense e o caminho adotado pela atual administração do estado, governador Beto Richa, é propor um mecanismo de privatização do serviço público. Nos últimos dias, um projeto de lei apresentado em caráter de urgência na Assembleia Legislativa cria a empresa E-Paraná Comunicação. Constituída como serviço social autônomo privado.
Porque dizer não ao projeto: para o Sindijor, este projeto que tramita na ALEP irá dificultar a liberdade editorial atrelando profissionais sem estabilidade de emprego aos interesses políticos; a terceirização resulta na precarização das condições de trabalho; impõe uma lógica privada para empresas públicas, seguindo à lógica empresarial/comercial; dificultará o controle financeiro dos gastos públicos em comunicação, podendo mascarar gastos públicos (já que os valores não serão contabilizados na folha de pagamento).
“Enquanto se debate nacionalmente o projeto de lei 4330 que aprofunda o processo de terceirização e precarização do trabalho no Brasil, aqui, no Paraná, o governador Beto Richa propõe um mecanismo de privatização do serviço público disfarçada. Uma das medidas, o Tudo Aqui, representa o carro-chefe da atual gestão e é um exemplo do caminho que vem sendo apontado pelo atual governador. Na comunicação esse projeto se expressa agora com a possibilidade de uma nova empresa, chamada E-Paraná, constituída como serviço social autônomo privado, segundo descrito no projeto apresentado pelo governo do estado” – leia aqui artigo completo do presidente do Sindijor, Guilherme Carvalho, sobre o tema.
Por Regis Luís Cardoso (*foto: Pedro Serápio).